Fenasucro 2013 - Encontro Anual de Produtores - Orplana e Canaoeste
Voltar
Canaoeste e Orplana promovem o XIII Encontro Anual de Produtores de Cana-de-Açúcar
Encontros, reuniões e reivindicações movimentaram o fim de agosto em Sertãozinho; o auditório da Canaoeste foi palco de vários debates
O presidente da Canaoeste e Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro- Sul do Brasil), Manoel Ortolan, recebeu no dia 30 de agosto, autoridades, parlamentares, líderes do setor sucroenergético, produtores rurais, representantes de associações e cooperativas, sindicatos e a imprensa, para o XIII Encontro Anual de Produtores de Cana-de-Açúcar. O evento foi realizado no auditório da Canaoeste com o objetivo de promover debates sobre os mecanismos estratégicos para o futuro da cana, do açúcar e do etanol.
Autoridades e lideranças de toda a cadeia produtiva da cana prestigiaram o evento, entre eles o prefeito municipal de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o diretor técnico da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Antônio de Pádua Rodrigues, os deputados federais Antonio Carlos Mendes Thame, Arnaldo Jardim e Duarte Nogueira, o presidente da OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, o superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Renato Nobile, o secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rubens Rizek, o presidente da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia), Celso Junqueira, o diretor da Aliança Cooperativa Internacional, Américo Utumi, o Deputado Estadual Welson Gasparini, que estava acompanhado do seu filho Maurício Gasparini - vereador de Ribeirão Preto e a diretora executiva da ABAG RP, Patrícia Milan.
Na ocasião, o professor titular da FEA/USP e professor visitante internacional da Purdue University em 2013, Marcos Fava Neves e o presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira), Cesário Ramalho da Silva, fizeram apresentações sobres temas relevantes ao setor. Em reconhecimento ao trabalho realizado por Cesário Ramalho à frente da SRB, a Canaoeste e a Orplana lhe prestaram homenagem.
Manoel Ortolan fez a abertura do evento, enfatizando o momento pelo qual atravessa o setor e a necessidade de medidas emergenciais para alavancar novamente a cadeia da cana-de-açúcar no Brasil. No final do seu discurso, Manoel Ortolan disse acreditar que "o bom senso dos governantes brasileiros prevaleça e a produção de etanol volte a crescer".
O presidente da Copercana, Sicoob Cocred e da Fenasucro, Antonio Eduardo Tonielo lembrou que o "setor sucroenergético atravessa uma fase difícil e que tem rendido acalorados discursos e trazido grandes preocupações aos empresários, trabalhadores e produtores rurais do setor", disse.
Representando o governador Geraldo Alckmin, a secretária Mônika Bergamaschi, falou sobre a importância da união e da participação de todos os elos da cadeia produtiva e sobre os esforços que o governo tem feito a favor do setor. "O governador Geraldo Alckmin define o etanol como prioridade e não tenho dúvida que o etanol é absolutamente necessário. Por isso temos trabalhado para facilitar os financiamentos e estabelecer com o produtor rural uma relação maior de confiança. Estejam certos de que tem sido uma luta constante e que não vamos parar de lutar. Precisamos colocar as coisas na ordem certa e nos unir. As pessoas têm que estar do nosso lado de fato, conhecendo, entendendo, sabendo a dimensão e a importância de tudo que representa esse setor. Vamos trabalhar juntos em defesa desse setor, pela sua sustentabilidade, pela importância que tem no Estado de São Paulo", disse a secretária.
Entendendo o Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo
Ainda na manhã do dia 30 de agosto, as Secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura do Estado de São Paulo realizaram uma apresentação do SICAR (Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo), com o objetivo de abrir diálogo sobre um procedimento que todos os agricultores terão que cumprir e deixá-los mais informados sobre como realizar com segurança o CAR. Além da secretária Mônika Bergamaschi, participaram do evento, o secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Rubens Rizek Júnior e a coordenadora de Biodiversidade da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Maria Cristina Azevedo. Produtores rurais de todo o Estado de São Paulo participaram do SICAR.
Ato Público em Defesa do Setor Sucroenergético
Ainda no dia 30 de agosto foi realizado o Ato Público em Defesa do Setor Sucroenergético, que aconteceu no Teatro Municipal "Professora Olympia Faria de Aguiar" e reuniu mais de 600 pessoas entre parlamentares, produtores, industriais e fornecedores de máquinas e equipamentos do Setor Sucroenergético, que se uniram para tentar chamar a atenção do governo e da sociedade para a importância de se desenvolverem políticas públicas específicas para o etanol e o açúcar. No encontro, foi elaborada uma carta de reivindicações com a participação de representantes de entidades ligadas ao setor. A carta será enviada ao governo federal.










































