Prestação de contas
A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) realizou no dia 14 de fevereiro, no auditório Fernandes dos Reis, em Sertãozinho-SP, a Assembleia Geral Ordinária. Na ocasião, foram convocados os associados a fim de discutirem e deliberarem sobre a votação do balanço, relatório da diretoria e parecer do conselho fiscal, referentes ao exercício de 2019, e eleição dos membros da diretoria e do conselho fiscal para o quadriênio 2020/2023.
Após o relato das atividades da Canaoeste no decorrer do exercício de 2019, o assessor contábil, Marcos Molezin, procedeu a leitura resumida e simplificada dos Demonstrativos das Contas de Resultados, dos Demonstrativos das Contas do Ativo e Passivo, tudo relativo ao exercício social de 2019, enfatizando que os documentos escriturais contábeis e fiscais estavam, desde logo, à disposição na Contadoria da Associação para verificação por qualquer associado em pleno gozo de seus direitos estatutários.
Na sequência, o auditor Antonio Carlos Luize Júnior, da empresa ValorUp Auditores Independentes, procedeu a leitura do parecer dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras encerradas em 31/12/2019. De acordo com o parecer, as demonstrações financeiras apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo em 31 de dezembro de 2019, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis para pequenas e médias empresas.
Em seguida, o conselheiro fiscal da Canaoeste, Roberto Costa Rossetti, realizou a leitura do parecer do Conselho Fiscal relativo ao exercício social findo de 2019, dizendo que, tendo examinado as contas e demais documentos, o Conselho Fiscal declarava, conforme seu parecer e lastreados no parecer da ValorUp Auditores Independentes, que a presente Demonstração de Resultado e o Balanço Patrimonial do exercício findo de 2019, refletem fielmente a escrituração das operações realizadas no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019, sendo o parecer para que os mesmos sejam aprovados pela Assembleia Geral. Não havendo nenhum questionamento sobre os números e dados apresentados, foi realizada a votação, que aprovou por aclamação e unanimidade, o Balanço, o Relatório da Diretoria e o Parecer do Conselho Fiscal, referentes ao exercício de 2019.
Relatório de atividades do exercício de 2019
O ano de 2019 refere-se ao 4º ano do mandato para o qual foi eleita a atual composição da diretoria da entidade, mandato este marcado pela continuidade das metas e ações estratégicas com a proposta de investir numa gestão profissionalizada em todas as suas áreas, prezando pela eficiência dos serviços prestados pela Associação. “Oxigenar a Canaoeste trouxe novos desafios, perspectivas, objetivos e propostas realizadas com êxito. Os esforços que temos realizado, coletivamente, através da integração e sinergia que perpassam as áreas do nosso negócio, traduziram em sucesso e, mesmo com a safra de 2019 tão adversa, fechamos nosso exercício com organização ainda mais forte, eficiente e com serviços prestados que viraram referência no setor. Além dos resultados reais que a nossa estruturação nos trouxe, desde a racionalização dos recursos financeiros e a forma de se trabalhar, passamos a ser modelo de organização para outras associações parceiras que estão colocando em prática tudo o que inovamos”, disse o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato.
Em 2019, a Canaoeste participou do desenvolvimento da classe dos produtores de cana-de-açúcar, promovendo a sustentabilidade do negócio através da geração de empregos, renda e conservação do meio ambiente. E, para atingir seus objetivos, mesmo com tantos percalços, a Canaoeste contou com uma diretoria ativa, disponível e disposta para com a associação.
Torcato lembrou, durante a leitura do relatório de atividades, que o ano de 2019 foi marcado por alguns fatores: a irreparável perda do presidente Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, em junho de 2019, deixou uma enorme lacuna não só para a Canaoeste como para todo o setor sucroenergético e para o associativismo, e a queda de produtividade devido ao problema climático ocorrido durante a safra 2018/2019, que trouxe reflexos negativos para a safra 2019/2020, contudo com uma leve melhoria de preço em relação ao mercado.
“Para a Canaoeste, o período de fazer mais com menos não foi diferente do cotidiano de cada um de vocês nas suas atividades para que conseguíssemos equilibrar as contas. Nosso controle continuou com a austeridade necessária refletindo em uma redução na ordem de 7% nas despesas, garantindo assim mais um ano superavitário, sem necessidade de recorrermos às reservas orçamentárias destinadas a anos desfavoráveis”, destacou Torcato.
Além de todos os serviços de excelência prestados no ano de 2019, um deles desafiou toda a equipe da Canaoeste – o Plano Integrado. Plano este que mostra a sinergia colaborativa de todas as áreas da organização – jurídico, topografia, geotecnologia, agronomia, administrativo e tecnologia da informação – na elaboração de um trabalho que contempla todas as necessidades e obrigações legais do produtor de cana-de-açúcar em um único processo burocrático, que antigamente era chamado de plano de queima.
Outro programa importante destacado no relatório é que os “mais jovens” foram o ponto focal na estruturação com o objetivo de preparar a organização para o futuro. Para isso, foram realizados encontros mensais e workshop com pessoas da nova geração com o intuito de aproximá-las da organização.
“Estas são em síntese as atividades mais destacadas que tivemos relevância no ano de 2019. Esperamos que os nossos associados continuem nos prestigiando e participando mais ativamente da entidade com espírito de união, organização do agronegócio para melhor atender aos objetivos da associação e para o bem comum da classe. Com a compreensão e apoio dos associados, que sempre temos recebido, e a colaboração da nossa equipe de trabalho, temos a certeza que poderemos manter e ampliar a estrutura dos serviços prestados por essa associação, na busca de sempre melhorar as metas e as ações da classe que temos a honra de representar”, afirmou o presidente da Canaoeste, Fernando dos Reis Filho.
Escrito por: Fernanda Clariano – Revista Canavieiros