Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Portos brasileiros batem recorde histórico de movimentação no 3º trimestre

Porto de Santos tem melhor desempenho da história para o período

A movimentação de cargas nos portos brasileiros atingiu novo recorde no terceiro trimestre de 2025. Entre julho e setembro, foram movimentadas 378,2 milhões de toneladas, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O desempenho foi puxado pela alta na movimentação de contêineres, que somou 42,5 milhões de toneladas, avanço de 6,5% sobre o ano anterior. “A modernização dos portos, associada à adoção de práticas sustentáveis, tem elevado a eficiência operacional com responsabilidade ambiental”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

No acumulado de janeiro a setembro, os portos do país já movimentaram 1,04 bilhão de toneladas, alta de 3,25% frente aos nove primeiros meses de 2024, também um recorde histórico para o período.

Santos mantém liderança e quebra novos recordes

O Porto de Santos – SP teve o melhor desempenho de sua história tanto para o mês de setembro quanto para o acumulado de três trimestres. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), foram 16,5 milhões de toneladas movimentadas no mês e 138,7 milhões entre janeiro e setembro.

O segmento de contêineres registrou forte expansão, com alta de 6,6% em setembro (mais de 515,7 mil TEU) e de 7,8% no acumulado do ano, alcançando 4,37 milhões de TEU.

“Este novo recorde no Porto de Santos, que é o principal equipamento logístico do Brasil, reforça a importância de planejar o futuro. Por isso, a APS trabalha na ampliação da poligonal, no aprofundamento do canal de navegação, no arrendamento do Tecon 10, nas perimetrais e no túnel Santos–Guarujá, entre outras iniciativas”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.

Mesmo com queda na movimentação de granéis sólidos vegetais, o porto manteve seu ritmo de crescimento graças ao perfil multipropósito. Em setembro, os principais produtos embarcados foram açúcar (2,85 milhões de toneladas), milho (2,61 milhões) e o complexo soja, grãos e farelo, com 2,05 milhões.

A soja foi o destaque, com crescimento de 81,6% sobre setembro de 2024, enquanto açúcar e milho recuaram 4,9% e 21%, respectivamente. No total, o movimento do mês foi 3,7% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

No acumulado de 2025, o Porto de Santos registra alta de 0,9% frente a 2024. O complexo soja lidera com 38,82 milhões de toneladas (+9,9%), seguido por açúcar (17,09 milhões, -17,8%), milho (7,6 milhões, -14,5%) e adubo (5,62 milhões, -4,1%).

Avanço nacional e sustentabilidade

Nos portos públicos, a movimentação totalizou 43,8 milhões de toneladas em setembro, alta de 3,26% na comparação anual. O Porto de Santana – AP teve o maior crescimento percentual, de 40,1%, alcançando 0,4 milhão de toneladas.

Nos terminais privados (TUPs), o volume atingiu 76,6 milhões de toneladas, aumento de 5,77%. O Terminal Marítimo de Ponta Ubu (ES) foi o destaque, com expansão de 121,1%, movimentando 1,2 milhão de toneladas.

Segundo o ministro Silvio Costa Filho, os resultados refletem o impacto da modernização da infraestrutura e da agenda ambiental do setor. O MPor lançou o Diagnóstico de Sustentabilidade, que mapeia práticas de ESG em empresas portuárias, e pretende apresentar sua agenda verde durante a COP 30, em Belém – PA.

Os dados detalhados sobre a movimentação portuária estão disponíveis no Painel Estatístico da Antaq, acessível em dispositivos móveis e no portal da agência, com informações sobre cabotagem, transporte interior e operações de longo curso.

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *