Agrônomos da Canaoeste debatem pragas e daninhas em Bebedouro
Profissionais foram convidados a participar de evento promovido pelo Sebrae-SP
No último dia seis, os agrônomos da Canaoeste, André Volpe (Sertãozinho), Felipe Volpe (Barretos e Bebedouro) e Ivan Burjaili (Severínia) estiveram presentes no Sindicato Rural de Bebedouro para participar de um encontro técnico com produtores da região.
Na ocasião os técnicos debateram com o público presente formas de manejo para controle de plantas daninhas e pragas.
Os trabalhos se iniciaram com Felipe Volpe falando sobre as formas de combater as invasoras, com foco nas mais presentes nos canaviais hoje, foram apresentadas técnicas de controle de Mucuna, Mamona, Capim-colonião, Grama-seda, entre outras.
Em seguida, André Volpe começou a sua palestra explicando que é importante o produtor conhecer qual a estratégia de sobrevivência da praga (denominadas como “R” e “K”) antes de definir a forma de defesa.
Sendo as “R” insetos com o ciclo de vida curtos, mas que produzem proles numerosas, como a Cigarrinha, enquanto que os classificados como “K”, tem vida longa tanto na fase de larva e/ou como na adulta, o que significa a sua presença no ambientem o ano inteiro, tendo o Sphenophorus como o maior representante hoje do time.
Posteriormente, ele explanou sobre diversas alternativas de controle, indo desde a utilização de implementos (como o desenleirador e eliminador de soqueira) até o manejo integrado de defensivos químicos e biológicos.
Para encerrar, Ivan Burjaili, o mais experiente do trio, participou de um debate com os produtores mostrando sua visão perante diversos temas sempre mesclando seu conhecimento técnico com o prático, de quem está no meio do jogo, ou seja, o de produtor.
Fonte: Revista Canavieiros