Canaoeste realiza sua Assembleia Geral Ordinária
No início de abril, a Canaoeste realizou sua Assembleia Geral Ordinária, encontro anual em que a associação apresenta os números e principais ações do exercício anterior (que correspondeu de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021).
Durante a AGO, o contador Marcos Molezin apresentou as demonstrações financeiras, sendo que o superávit do exercício foi de R$ 3,7 milhões. Na sequência, o auditor André Luiz Corrêa, da ValorUp Auditores Independentes, procedeu a leitura do relatório sobre as demonstrações financeiras (sem ressalvas); como também o associado Paulo José Bis Meloni, representando o Conselho Fiscal Efetivo, procedeu a leitura do Parecer do Conselho Fiscal.
Em seguida, o gestor corporativo Almir Torcato fez a leitura do relatório de atividades, o qual mostrou a capacidade de atendimento das necessidades dos associados através do número de 25 mil ordens de serviço concluídas, divididas entre os setores agronômico, jurídico, soluções integradas, ambiental e de geotecnologia.
“Mesmo com as incertezas em relação à pandemia da Covid 19, seguimos em frente, flexíveis e nos adaptando diariamente para continuarmos com nossa filosofia de trabalho, que é promover serviços de qualidade em todo o escopo de produção de cana-de-açúcar e na defesa dos interesses políticos e econômicos da classe”, disse Torcato.
No departamento técnico agronômico, os trabalhos relacionados aos incêndios (PAM, plano de auxílio mútuo; PPI, plano de prevenção de incêndio; e PAA, Protocolo Agroambiental) tiveram grande procura, cerca de 2,8 mil cada, número próximo ao de visitas presenciais realizadas pelo time técnico em fazendas com o objetivo de acompanhar o processo de produção de cana (preparo, plantio, tratos e colheita).
Dos mais de 3,5 mil atos jurídicos referentes à assistência técnico-jurídica, os produtores associados puderam contar com o atendimento especializado em diversas matérias como: pagamento de cana, contratos de parceria, arrendamentos e comodato, desapropriação de terra, elaboração de ações de cobrança e representação dos produtores junto a unidades industriais, defesas administrativas e recursos sobre questões ambientais e representação perante diversos órgãos públicos (delegacias, ministério público, fórum, entre outros).
Dentre as atividades do departamento de soluções integradas, o destaque é o acompanhamento da aplicação das normas do Consecana/SP e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a entrada de cana dos associados nas unidades industriais. Já a geotecnologia trabalhou de maneira mais intensa na confecção dos CAR’s (Cadastros Ambientais Rurais) e também na realização de quase 200 projetos de sistematização de área, fundamental na busca por ganhos de produtividade na formação de um novo canavial.
Com a atuação de maneira integrada com todo os departamentos, o setor ambiental é fundamental no sentido de adequar a atividade e fazer valer os direitos dos associados nas questões que envolve a atividade canavieira perante meio ambiente.
O presidente da Canaoeste, Fernando dos Reis Filho, falou sobre as ações de sustentabilidade desenvolvidas a partir do exercício passado: “Em 2021 começamos a divulgação do Programa de Boas Práticas e Certificações. Foram realizadas reuniões em oito escritórios e 38 visitas às fazendas, posteriormente os associados responderam um questionário de nivelamento para, em janeiro de 2022, apresentarmos o relatório onde 17 mostraram interesse em iniciar o programa de certificação”.
E finalizou com uma ressalva a respeito da importância da equipe: “Agradeço em nome de toda diretoria a todos os colaboradores e prestadores de serviços que seguem firmes conosco para que continuemos a crescer, porque o sucesso de vocês é o caminho para o sucesso da Canaoeste”.
Após a leitura das demonstrações financeiras com os respectivos pareceres da auditoria externa e conselho fiscal, como também do relatório de atividades, os associados presentes aprovaram por unanimidade a pauta do dia.
Marino Guerra