A importância da gestão de dados para os produtores de cana-de-açúcar

Caro produtor, a produção de cana-de-açúcar enfrenta desafios constantes, como as oscilações climáticas até variações de mercado. Diante desses cenários, uma gestão eficiente de dados se torna cada vez mais uma ferramenta essencial para garantir a perenidade do negócio, buscando reduzir custos e aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que cumpre a legislação vigente.
Quando falamos em Gestão de dados, nem sempre está relacionado com sistemas e softwares complexos, mas sim a uma coleta, armazenamento e utilização de informações pertinentes a produção. É imprescindível também possuir os registros das aplicações e operações realizadas durante a safra, para acompanhar produtos e dosagens utilizadas, consumo de insumos, produtividades, custos e indicadores.
A gestão de dados traz inúmeros benefícios para os produtores, permitindo uma tomada de decisão baseada em evidências, o que melhora o planejamento do plantio, da colheita e da aplicação de insumos, resultando em maior eficiência e produtividade. Além disso, o monitoramento detalhado dos custos ajuda a identificar oportunidades de economia ou melhorias, aumentando a rentabilidade. O uso de dados históricos e indicadores de produtividade possibilita a adoção de práticas mais eficientes, aprimorando a qualidade e o manejo dos canaviais.
Para produtores rurais com interesses em programas e certificações, como a Bonsucro e o Renovabio, é obrigatório possuir o controle de dados e a rastreabilidade do uso de insumos. Como é necessário a comprovação e evidências dos dados declarados, é necessário possuir as Notas Fiscais, Ordens de Serviço, Planilhas de Controle e demais documentos comprobatórios.
Outro benefício é a facilitação no cumprimento de certificações como a Bonsucro e outras certificações de sustentabilidade, já que o registro e o controle de informações são exigências essenciais nesses processos. A gestão de dados ainda contribui para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, garantindo um uso mais preciso dos insumos e reduzindo impactos ambientais, alinhando a produção agrícola às exigências do mercado e as legislações, já que, devem ser cumpridas recomendações agronômicas, dosagens de bula, uso sob demanda fertilizantes etc.
Vale ressaltar que as informações devem ser arquivadas e de fácil acesso quando necessário. Tão importante quanto o arquivamento das informações é a facilidade de obtenção dos dados, dessa forma, os sistemas servem como um rápido banco de dados, com facilidade para filtrar nos períodos de interesse.
Embora os sistemas não sejam obrigatórios para certificações e programas, sua importância e valorização aumentam com o passar do tempo. Isso ocorre porque eles garantem maior confiabilidade dos dados, tornando-se um diferencial relevante.
A gestão de dados é um diferencial estratégico para os produtores de cana-de-açúcar, mesmo para aqueles que não almejam certificações, mas para todos que buscam maior produtividade, eficiência e sustentabilidade. A adoção de tecnologias e boas práticas na coleta e análise de informações permite que o produtor tome decisões mais assertivas, reduzindo riscos e maximizando os resultados da lavoura. Em caso de dúvida entre em contato: andrepavan@canaoeste.com.br
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: