O desafio é aumentar a produtividade de cana
Nas últimas safras a cultura da cana de açúcar foi impactada negativamente devido ao clima seco, incêndios e geadas, além disso, pragas, doenças, plantas daninhas, idade avançada, compactação do solo, assombram nossos canaviais resultando em quedas significativas de produtividade agrícola.
Apesar de ser um dos setores da área agrícola com maiores taxas de crescimento e inovação tecnológica do País, o Setor Sucroenergético tem sofrido muito os efeitos negativos decorrentes dos números baixos de produtividade e dos altos custos de produção que diminuem a rentabilidade financeira causando sérios problemas ao produtor rural, as unidades industriais e a economia brasileira. É muito importante que os números de produtividade agrícola e de qualidade da matéria prima sejam mais altos para viabilizar o processo de produção de cana. Esse é o maior e atual desafio do Setor.
Vários fatores podem interferir positivamente na produtividade agrícola, na qualidade tecnológica da matéria prima e no aumento da longevidade do canavial, dentre eles, podemos ressaltar as principais práticas de manejo recomendadas para a cultura da cana, como: formação de viveiros e mudas alicerçadas a um correto planejamento varietal; classificação dos solos e dos ambientes de produção, monitoramento e controle integrado de pragas, doenças e plantas daninhas; correção e adubação de solos de acordo com os critérios estabelecidos para a cultura; monitoramento da operação de colheita mecanizada com o objetivo de evitar ou diminuir o pisoteio das soqueiras; rotação de cultura; entre outras.
Neste sentido, o uso de práticas inteligentes, modernas e sustentáveis podem ajudar muito. No mercado há diversas tecnologias disponíveis como a Agricultura de Precisão, prática interessante porque otimiza o manejo da cultura e pode racionalizar o uso de corretivos, fertilizantes e defensivos; uso de GPS e piloto automático, fazem toda a diferença porque asseguram principalmente a qualidade de sulcação no plantio, reduzem significativamente o pisoteio das linhas de cana no momento da colheita e promovem consequentemente a longevidade do canavial; uso de drones para a detecção de falhas, mapeamento de plantas daninhas e reboleiras de cana com sintomas de ataque de pragas pode assegurar decisões e recomendações mais precisas. Outras tecnologias, como uso de maturadores, produtos Março de 2023 79 biológicos, bioestimulantes, defensivos mais seletivos e de melhor qualidade etc., devem ser consideradas.
O manejo adequado da cultura da cana é imprescindível. A união de práticas agrícolas, sejam elas tecnológicas ou tradicionais, é fundamental para a recuperação das produtividades.
Extremamente importante, o planejamento agrícola se faz também necessário. Planejar as atividades, as operações, os produtos a serem aplicados, realizar orçamentos, mapear os custos e treinar pessoas, faz toda a diferença e torna o processo de produção organizado e eficiente.
Uma nova safra se inicia e precisamos trabalhar nessa direção. A nosso favor existe a expectativa de uma safra melhor, o regime pluviométrico está bastante favorável e deve influenciar positivamente no desenvolvimento dos canaviais. O produtor tem que ter por objetivo perseguir a melhoria contínua do processo de produção a fim de aumentar as produtividades agrícolas e portanto, mais eficiente.
A Canaoeste possui um amplo portfólio de serviços à disposição dos nossos associados. Nós podemos auxiliar na conquista de bons resultados! Converse com um agrônomo nos escritórios regionais.
Por: Alessandra Durigan
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: