Boas Práticas em Laboratório
Para auxiliar o laboratório na Canaoeste, nós contamos com as boas práticas laboratoriais, que nos auxiliam em manter sempre a qualidade de nossos procedimentos para garantia dos resultados dos associados.
Hoje segue três de nossos processos, o P.D.C.A, o B.P.L (Boas Práticas Laboratoriais) e o 5S. Ambos, os três seguem metodologias diferentes e que se autocompletam com a rotina do laboratório.
O Ciclo P.D.C.A é uma metodologia estadunidense de melhoria contínua, que tem como objetivo buscar constantemente melhorias nos processos, produtos e serviços. O Ciclo é composto por quatro etapas: Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Agir (Action), formando a sigla P.D.C.A. Este ciclo é amplamente utilizado para a solução de eventuais problemas de processo, controle e melhorias. Este ciclo ajuda a entender como um problema surge e como deverá ser solucionado.
Todas as oportunidades de melhoria, assim que identificadas, são definidas para promover as mudanças necessárias. Abaixo, a explicação das quatro etapas:
- Planejar: esta é a etapa onde se planejam todas as mudanças que serão implementadas, onde são definidos os indicadores, o escopo e os recursos necessários.
- Executar: nesta etapa é onde todo o planejamento é executado, de forma sistemática e controlada, respeitando o cronograma e o orçamento já definido no passo número 1. Nesta etapa também ocorrem os ajustes necessários para o sucesso do projeto.
- Verificar: após a execução, aqui nós verificamos os resultados obtidos com as mudanças, comparando com os resultados esperados do planejamento e dos indicadores, observando oportunidades de melhoria.
- Agir: e na última etapa, são definidas medidas necessárias para corrigir todas as verificações feitas sobre o processo e consolidar as mudanças implementadas.
Desta forma controlamos a gestão de processos do laboratório garantindo que todos os procedimentos estão sendo corretamente seguidos.
Em nosso Laboratório também praticamos as Boas Práticas Laboratoriais (BPL), que é um dos sistemas de qualidade relacionados ao processo e organização do laboratório. A partir do BPL, podemos garantir a qualidade de resultados de ensaios, garantindo que não houve contaminação cruzada, por exemplo. Do BPL praticado, podem-se destacar as abaixo:
- Manter o ambiente limpo: manter o espaço de trabalho limpo e organizado para evitar contaminação cruzada ou ocorrência de acidentes.
- Anotações: as anotações, precisas e detalhadas sobre cada ensaio realizado no laboratório, incluindo datas, resultados e observações.
- . Seguir as instruções: seguir as instruções e protocolos de segurança, e quaisquer procedimentos recomendados pelas normas.
- Descarte adequado: descartar adequadamente todos os materiais utilizados e resíduos seguindo protocolos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).
- Atenção aos reagentes químicos: manipular os produtos químicos com cuidado, seguindo as precauções de seguranças adequadas e inscritas na FISPQ para evitar acidentes ou contaminação.
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI): utilizar os equipamentos de proteção individual adequados à cada atividade desenvolvida no laboratório
- Manter equipamentos limpos: certificar-se de que os equipamentos utilizados estejam limpos antes e depois do uso.
- Leituras precisas: usar os equipamentos de forma correta e precisa, seguindo as instruções de cada manual de operações.
- Verificar a condição dos equipamentos: antes da utilização, verificar se os equipamentos estão em condições adequadas de uso. E se identificados defeitos ou problemas, imediatamente corrigir.
- Seguir procedimentos: seguir todos os procedimentos estabelecidos no laboratório e pelas normas de SSMA.
E, por fim, utilizamos o 5S, uma metodologia japonesa de gestão da qualidade que visa à organização, limpeza e otimização dos processos.
Composto por cinco etapas, cada uma iniciada pela letra “S”, que representam as atividades necessárias para se atingir a excelência em termos de organização e, principalmente, a produtividade. A técnica do 5S pode ser utilizada em diversas áreas, todas que envolvem processos e organização. São elas:
- Seiri (senso de utilização): esta etapa tem como objetivo identificar e eliminar o que não é necessário no ambiente de trabalho, removendo objetos e equipamentos não utilizados ou obsoletos. A ideia dela é manter apenas o necessário para a realização da tarefa no laboratório e assim reduzir o tempo e o esforço necessário para encontrar e fazer o que realmente é preciso.
- Seiton (senso de organização): já aqui é necessário organizar e ordenar o ambiente de trabalho, definindo um local para cada objeto e equipamento, para facilitar o acesso e evitar desperdícios de tempo na buscar de ferramentas e materiais. A ideia é manter tudo em seu devido local para que possa ser encontrado.
- . Seiso (senso de limpeza): No seiso é necessário manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado, realizando a limpeza diária de todas as áreas, eliminando sujeiras, poeiras e detritos que possam interferir na produtividade, na qualidade e no resultado do processo de trabalho final.
- Seiketsu (senso de padronização): nesta etapa é necessário criar os padrões e procedimentos claros para garantir que as três primeiras etapas sejam seguidas de forma consistente e permanente. Ou seja, padronizar o local de trabalho para que sua organização possa ser mantida com facilidade, promovendo a continuidade de bons hábitos e evitando a perda de qualidade e produtividade.
- Shitsuke (senso de autodisciplina): na última etapa, é necessário cultivar a autodisciplina, comprometimento e a cultura da melhoria contínua. Manter os hábitos de organização, limpeza e padronização como parte da cultura organizacional, incentivando a equipe a identificar oportunidades de melhoria e agir de forma proativa para implementar as mudanças necessárias.
Como se verifica, a tarefa do laboratório é sempre na busca de sempre melhorar a cada dia mais, através de métodos que auxiliam nessa melhoria, métodos que são extremamente eficazes em cada uma de sua área de aplicação. Aplique você também estes métodos, e verá que a melhoria sempre é alcançada da melhor forma possível. Qualquer dúvida entre em contato com o Laboratório de Sacarose e converse com a gente.
Lucas Guidugli Teodoro – Encarregado Laboratório de Sacarose
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: