Café com a Canaoeste retorna reuniões presenciais
Voltando aos eventos presenciais, a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) promoveu o tradicional “Café com a Canaoeste”. O encontro foi realizado em Pitangueiras e promoveu um bate-papo entre associados e equipe técnica, administrativa e de gestão da associação.
Nesse encontro estiveram presentes o gestor corporativo, Almir Aparecido Torcato; a engenheira agrônoma e gestora técnica, Alessandra Durigan; o gerente de soluções integradas, Thiago de Andrade Silva; o gerente de Geotecnologia, Fábio de Camargo Soldera e o advogado Diego Rossaneis.
Como forma de facilitar e esclarecer as principais dúvidas dos associados, a Canaoeste disponibilizou um folder: o “cardápio de serviços e informações” que são prestados e de conhecimento dos diversos técnicos da entidade. Foram mais de duas horas de conversa, com diversos temas, destes os quais destacamos, Reserva Legal e suas possibilidades; Valores de Arrendamento; Mudanças na Lei Ambiental; Fator Qualidade (prêmio de pureza) e Renovabio e Cbio.
“O café, na verdade, é uma brincadeira. Antigamente tínhamos as reuniões à noite e ficávamos apresentando ‘slides’ atrás de ‘slides’. Havia pouca troca de informações, conversa mesmo. Precisávamos dessa interação porque se não sabemos os problemas, não temos como resolvê-los”, destacou Torcato que ainda completa “Essa forma de conversa, no estilo bate-papo, tem como principal finalidade a dinâmica. Queremos ser dinâmicos e resolver a vida de todos os associados de maneira simples e rápida”.
Durante o encontro, o gerente Thiago Silva falou sobre o fator qualidade, a premiação dada ao produtor através do cálculo da pureza. O benefício foi criado através de uma circular da Consecana-SP (Conselho dos Produtores de Cana de Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo). De acordo com a norma, a premiação é dada quando a pureza média da quinzena do fundo agrícola for superior à média da pureza da usina na quinzena. Essa premiação beneficia apenas os contratos Consecana-SP, por isso o profissional destaca que é importante o produtor associado procurar a Canaoeste para tirar dúvidas e para saber se tem direito ao benefício ou não. “Tem essa premiação e muitas vezes o produtor nem sabe”, explica Silva.
Vários associados aproveitaram a presença do advogado Diego Rossaneis para esclarecer dúvidas sobre questões ambientais que envolvem incêndios em propriedades. A maior dúvida era como proceder quando a propriedade é atingida por um incêndio e o que fazer para se proteger juridicamente. De maneira simples e objetiva, o profissional respondeu a todos os questionamentos. “O associado pode contar conosco. Antes de tomar qualquer decisão, deve procurar o nosso corpo jurídico, pois estamos aptos a esclarecer e assistir vocês”, ressalta Rossaneis.
Já Fábio Soldera apresentou as ações ambientais e exigências governamentais aos associados realizadas pela Canaoeste, falou do serviço SOS Incêndios, da importância dos produtores fazerem o Plano Integrado de Safra, das ações de monitoramento via satélite, do Plano de Auxílio Mútuo, entre outros. “Estamos aqui prontos para atender qualquer dúvida que o associado possa ter com relação a alguma questão ambiental e de exigências governamentais”, comenta Soldera.
Associados falam sobre o Café com a Canaoeste
“A reunião foi muito proveitosa. Digo por mim, mas senti isso nas pessoas que estavam por lá também. Tirei dúvidas sobre o RenovaBio, sobre as questões ambientais. Todo esse conhecimento, levei para as demais pessoas que trabalham conosco no sítio. Espero mais reuniões como essa”, comentou o produtor associado
Lázaro Santiago Júnior. “O evento realizado pela Canaoeste foi muito bom. Fazia bastante tempo que não nos encontrávamos e essa reunião serviu para demonstrar a força do grupo. Tínhamos muitos assuntos a serem debatidos, como o RenovaBio, questões jurídicas e ambientais, falar sobre incêndios e cartilhas. Conseguimos trocar informações com toda a equipe da Canaoeste e também tivemos contato com outros fornecedores. Foi um network muito bacana. Estamos esperançosos por mais eventos como este para que haja mais trocas, pois é muito importante para o nosso setor”, Cleber Abe Gargel, gerente de Fazenda Agropecuária CFM.