Cana Summit: divisor de águas
Sabemos que a união faz a força e, embora pareça um dito de conhecimento comum, poucas são as oportunidades de vivenciá-lo de forma prática. E foi essa a experiência proporcionada aos nossos associados/produtores, durante a participação no Cana Summit, nos últimos dias 10 e 11 de abril, em Brasília.
Promovido pela ORPLANA, o evento reuniu, na capital federal, mais de 500 participantes, entre produtores de cana e entidades representativas do setor sucroenergético, que estiveram frente a frente com expressivas lideranças dos poderes Executivo e Legislativo.
Nós, da Canaoeste, tivemos uma participação ativa no encontro, para onde seguimos com uma caravana de 40 associados, para engrossar o coro da voz dos produtores de cana de açúcar, com o objetivo de fortalecer nosso elo na cadeia sucroenergética, visando ao atendimento de nossas principais demandas, a fim de estabelecer um equilíbrio nas relações econômicas do setor.
Foram dois dias de intensas atividades, com participação de palestras, debates, troca de informações, embates políticos e, acima de tudo, muito diálogo.
Para muitos dos nossos produtores, o encontro foi um verdadeiro divisor de águas, pois eles tiveram a oportunidade de verificar que, além das intempéries climáticas, os desafios para o sucesso da tão almejada produtividade se estendem ao campo político. E, nesse campo, o melhor fertilizante para combater a praga da desigualdade na divisão dos rendimentos/lucros chama-se representatividade. Sem ela, não temos voz. Sem ela, não somos ouvidos. Sem ela, quando não esquecidos, somos relegados a um segundo plano.
Por isso, essa participação dos nossos associados no evento constitui um marco fundamental. A nossa expectativa é que eles possam atuar como replicadores, compartilhando toda essa experiência com os demais produtores, reproduzindo, em especial, a forma como a Canaoeste vem atuando.
Temos a ciência de que algumas de nossas importantes demandas, como a revisão do Consecana e nossa inclusão na participação na receita do CBios, tiveram a repercussão necessária e continuaremos diligenciando para que elas sejam cumpridas com a maior brevidade possível.
O fato positivo, sem dúvida, foi esse comprometimento dos nossos associados, o que nos motiva, como Associação, a dar continuidade aos nossos projetos de ampliação na prestação de melhores serviços.
O recente sucesso alcançado com o primeiro lote de certificação Bonsucro, por meio do programa SEMEIA, é um exemplo das ações exitosas que a Canaoeste vem desenvolvendo, nos últimos anos.
Estamos prestes a completar 80 anos, mas continuamos sempre inovando. Temos consciência de que existem muitos pontos a melhorar, mas certamente estaremos caminhando juntos rumo a novas soluções.
Juntos, nossa cana é mais forte! Canaoeste, orgulho em pertencer.
Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste