Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Desintegrador de cana-de-açúcar: Importância da manutenção correta

desintegrador forrageira

No Laboratório de sacarose da Canaoeste, o desintegrador de cana-de-açúcar é o item inicial de nossas análises, diferente do que ocorre nas unidades industriais, onde o processo se inicia com a amostragem pela sonda.

O desintegrador garante que todas as fibras das canas analisadas serão expostas, facilitando, assim, a extração do caldo bruto da cana-de-açúcar e a continuidade da análise de maturação.

Para garantir a assertividade e a qualidade dos resultados de nossos associados, seguimos três pilares essenciais:

• Norma CONSECANA-SP e ABNT NBR;
• Manutenções periódicas, e
• Manutenções corretivas.

De acordo com o Manual CONSECANA-SP, além de o equipamento estar em perfeitas condições de uso, deve-se fazer análises e testes internos que comprovem os parâmetros de uso indicados pelas ABNT e pelo respectivo manual.

Dessa forma, conseguimos garantir um resultado analítico e de qualidade, permitindo que nossos fornecedores associados fiquem tranquilos e tenham certeza de que o equipamento funcionará conforme os parâmetros nacionais, os quais são extremamente rígidos, sobre esse e outros equipamentos de tamanha importância em um processo de análise de cana-de-açúcar.

Com as manutenções periódicas físicas do equipamento, conseguimos manter sua linearidade, bem como a clareza dos resultados obtidos, pois todos os componentes internos do desintegrador estarão sempre padronizados em ótimo estado para uso; com facas afiadas, que são responsáveis por triturar o material inserido; martelos internos funcionando corretamente, responsáveis pela homogeneização inicial da amostra e por expelir o material desintegrado do equipamento, garantindo que não haja mistura entre materiais no momento da desintegração; velocidade de rotação controlada, de acordo com o manual de cada fabricante para manutenção do padrão de sua homologação e garantia de que a amostra foi desfibrada correta e uniformemente.

E, com as manutenções corretivas, conseguimos manter o equipamento sempre em rápido funcionamento após alguma eventualidade técnica, pois todos os componentes internos de reposição ficam à pronta-entrega da equipe de manutenção especializada em caso de quebra, falta de energia ou outras intempéries.

Nós do Laboratório de Sacarose Canaoeste, desenvolvemos o nosso checklist interno para o equipamento, o qual é aplicado regularmente para garantirmos o seu melhor funcionamento. Com nosso checklist podemos tomar rápidas decisões perante qualquer tipo de manutenção indicada e identificar futuros problemas. Dessa forma já o evitamos antes mesmo que aconteça, garantindo sempre a qualidade e a segurança de nossos resultados.

Lucas Guidugli Teodoro – Encarregado do Laboratório de Sacarose

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *