Treinamento de manejo prático de resíduos no meio rural
Em outubro, a Canaoeste promoveu uma oficina de capacitação para os funcionários das propriedades rurais que estão envolvidos com Programa de Boas Práticas e Certificações da associação.
Esse programa visa levar ao produtor rural e o executivo as boas práticas voltadas para a sustentabilidade da propriedade.
Fazendo uma análise de toda a situação dos associados da Canaoeste, identificamos que o ponto que precisamos melhorar é relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos. Temos uma problemática voltada às propriedades rurais, que não possuem a coleta de lixo urbano e os produtores rurais acabam tendo que fazer a destinação correta de todos os resíduos gerados na propriedade rural.
Então, o motivo do treinamento foi justamente esse: levar ao conhecimento do produtor rural como fazer o descarte correto desses resíduos. Portanto, durante a reunião, foram abordados todos os temas relacionados à poluição e às problemáticas de realizar a separação, destinação correta e, por fim, a reciclagem por empresas especializadas de acordo com cada resíduo gerado. O objetivo foi demonstrar que esse é um problema que se tem dentro da propriedade e pode se encontrar uma solução com o apoio da equipe técnica da Canaoeste.
Sempre que houver dúvida em relação a como descartar os resíduos, o que pedimos aos os associados é que entrem em contato com o Departamento Técnico Ambiental. Caso o departamento não possua no momento uma forma correta de destinar esses materiais, ele irá buscar no mercado uma solução que atenda a demanda.
A ideia desse programa de boas práticas, voltado para resíduos sólidos, é dar a destinação correta para todos os resíduos gerados na propriedade rural. Então, os associados e cooperados também podem levar os resíduos na Biocoop, mas há necessidade de entender quais são para fazermos esse descarte da maneira correta. Caso houver alguma dúvida em relação aos tipos de resíduos que a BioCoop recebe, encaminhe um e-mail para fabiosoldera@canaoeste.com.br. O produtor também pode entrar em contato através de telefone 3946- 3300 e falar com Andreia Sapiensa, que é a responsável pelo local.
O programa de boas práticas vai passar por todas as áreas de sustentabilidade, que é responsável por um tripé formado pela gestão ambiental, gestão social e também gestão econômica da propriedade rural.
Esse programa de resíduos sólidos é uma das boas práticas da área de sustentabilidade voltada ao ambiental, porém, o produtor rural também tem que se atentar às outras boas práticas que eles têm, ou seja, desenvolver a propriedade para atuar buscando sempre o zelo com o meio ambiente.
Esse é o caminho do futuro, uma exigência das Unidades Industriais e do mercado e os produtores rurais que seguem esse caminho estão indo em direção de um setor mais justo e sustentável.
Vale um recado aos produtores: Não podemos ficar parados e temos que começar. Não precisamos fazer todas as boas práticas de uma vez, porém, temos que começar a traçar um plano estratégico e, para traçá-lo, contamos com o apoio da Canaoeste e da ONG Solidaridad. Ela tem condições técnicas de elaborar junto ao produtor um plano com um cronograma de execução dessas medidas e os produtores rurais irem fazendo e executando.
Essas práticas promovem as boas ações na propriedade rural, tanto da gestão econômica, ambiental, como também social. Então, não deixe para depois. Não permita que o trabalho se torne pesado e exaustivo tendo que fazer todas as regulamentações de uma vez só. Aproveite agora, faça aos poucos, diluindo os custos para que todos caminharem para um futuro mais sustentável.
Fábio de Camargo Soldera Gerente de Geotecnologia da Canaoeste