Cerimônia marca os 50 anos da Biblioteca da Canaoeste “General Álvaro Tavares Carmo”
Na última semana, a Canaoeste realizou uma cerimônia em comemoração aos 50 anos da Biblioteca “General Álvaro Tavares Carmo”.
O encontro teve uma programação especial no auditório “Fernandes dos Reis” e reuniu diversas autoridades, entre elas, prefeitos, secretários de educação, professores e entidades de classe.
O dia trouxe duas palestras pela manhã e uma oficina direcionada ao público infantil na parte da tarde. Durante a cerimônia cada uma das autoridades comentou sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Biblioteca da Canaoeste, não somente para associados e cooperados, mas também a todo o público que utiliza de seus serviços.
O presidente da Canaoeste, Fernando dos Reis Filho, foi homenageado pela Câmara Municipal de Sertãozinho, pelos vereadores presentes, com uma moção de aplausos e congratulações. Em agradecimento, Reis Filho comentou a emoção em comemorar os 50 anos da Biblioteca da Canaoeste e lembrou que o local surgiu através do empenho de seu pai, o saudoso Fernandes do Reis. “É uma emoção muito grande pra mim. Foi através do meu pai que a biblioteca foi criada e acompanhar todo esse desenvolvimento é muito gratificante. Parabéns e muito obrigado a todos”, comentou o presidente da Canaoeste.
Atividades do dia
Para a primeira palestra da manhã sobre “O agronegócio brasileiro no material didático escolar”, e para ela foram convidadas Vanessa Bernardi Ortolan Riscifina e Ana Silvia Munhoz Blanco Araújo. Ambas fazem parte da Associação de Olho no Material Escolar, uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a atualização do material escolar com base em conteúdo científico, retratando a realidade produtora do país. “Estamos felizes com os resultados alcançados até agora. O ‘De Olho’ conseguiu se estruturar e isso vem ao encontro de uma necessidade muito latente que existia realmente de atualização desse material. Conseguimos muitas pessoas boas que se aproximaram e parceiros profissionais muito bons. Então a equipe está fortalecida e temos muito trabalho para fazer, mas estamos aí, com muitas conquistas”, apontou Vanessa Ortolan que frisa: “Para que esse trabalho seja desenvolvido, parceiros como a Canaoeste, que hoje nos deu oportunidade de divulgar as ações do ‘De Olho’, são importantes. Essa foi a oportunidade de mostrar ao poder público e profissionais da educação as nossas ideias e pedir a colaboração para que nos ajudem a disseminar esse projeto”.
A segunda palestra trouxe a educadora, pesquisadora e mediadora de leitura, Samira Almeida. A profissional falou pela manhã sobre a temática “Contar histórias e formar novos leitores” e, à tarde, comandou uma oficina direcionada ao público infantil com o uso da ferramenta Iventeca. “O nosso projeto busca apresentar a leitura de um jeito atraente e que envolva a família”, destacou Samira Almeida que completa: “Essas memórias são importantes na formação do leitor e faz que eles se interessem por leitura desde muito cedo para que não tenhamos no futuro, jovens que vão parar de ler quando saem do ensino médio ou da faculdade porque não precisam mais”.
Informações complementares
A biblioteca “General Álvaro Tavares Carmo” foi fundada pelo ex-presidente da Canaoeste, Fernandes dos Reis (in memorian), em 14 de dezembro de 1972. O local surgiu com o objetivo de oferecer aos associados da Canaoeste e seus dependentes um acervo cultural como fonte de pesquisa e conhecimento.
O empreendimento recebeu o nome de General Álvaro Tavares Carmo em homenagem ao presidente do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool) da época, que doou a primeira coleção de livros sobre cana-de-açúcar para a biblioteca.
São cinco décadas de atividades, atendendo associados, cooperados e colaboradores do Sistema Copercana, Canaoeste, Sicoob Cocred e, a partir de 2012, o público, como estudantes, pesquisadores, crianças, adultos e idosos, sem a necessidade de vínculo com as entidades.
Por: Eddie Nascimento