Canaoeste Green
Carbono compensado, futuro garantido
Aliando sustentabilidade à inovação, o CanaoesteGreen é o programa que conecta produtores rurais à agenda climática e reforça o protagonismo do agronegócio na neutralização de emissões de carbono. Após o início de sucesso em 2024, o projeto retorna com força em 2025 na Fenasucro & Agrocana, assumindo novamente a missão de neutralizar todas as emissões de CO₂ nas áreas comuns do evento.
O programa é realizado com base em uma calculadora exclusiva para que expositores possam realizar a compensação voluntária de seus estandes. A tecnologia, desenvolvida pela Canaoeste e parceiros, permite o monitoramento das emissões geradas durante a montagem, realização e desmontagem do evento.
Fábio Soldera, gestor do programa da Canaoeste, destaca que o CanaoesteGreen é mais do que um programa de compensação de carbono, é a prova concreta de que o agro brasileiro pode ser protagonista na construção de um futuro climático responsável, sustentável e economicamente valorizado.”
A compensação das emissões é realizada por meio de créditos de carbono gerados por produtores associados à Canaoeste e certificados pela Bonsucro, que mantêm áreas de vegetação nativa preservada em suas propriedades — tornando o programa um instrumento efetivo de valorização ambiental e geração de renda para o campo.
“A iniciativa mostra que o agro pode liderar soluções reais para os desafios climáticos”, destaca Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste. O CanaoesteGreen consolida-se como uma alternativa concreta e voluntária de geração de valor ambiental e econômico, posicionando a cana-de-açúcar no centro da agenda ESG global.
