Canaoeste leva estudantes para acompanhar ação de drones no canavial
Em mais uma ação educativa, a Canaoeste recebeu, na quarta-feira (23), estudantes do programa Jovem Agricultor do Futuro, que tiveram a oportunidade de acompanhar a utilização de uma tecnologia, cada vez mais comum, nas plantações agrícolas: os drones.
Esses pequenos dispositivos voadores, controlados a distância, utilizados em conjunto com softwares de monitoramento da lavoura, permitem que o produtor identifique, com boa antecedência, a ocorrência de pragas ou doenças. Também auxiliam na detecção de falhas no plantio, excesso ou falta de irrigação e afins.
Os alunos puderam acompanhar as diversas etapas de utilização dos drones no canavial. Sob a supervisão de Lucas Meloni e Antonio Cesar, da Canaoeste, participaram de palestras, nas quais receberam informações sobre as mais diversas aplicações dos equipamentos. A ação contou com a parceria da empresa AgroAzul, especializada em soluções com drones, que apresentou aos estudantes experiências com pulverização.
Lucas Meloni detalhou como são realizadas as atividades de mapeamento, através da utilização de drones menores e que capturam fotos das áreas de interesse dos produtores. “De posse dessas imagens, são gerados arquivos de plantas daninhas, falha de plantio de cana, análise de biomassa e criação de linha de plantio para os plantadores de cana. E todos esses resultados são entregues aos produtores, permitindo tomadas de decisões mais assertivas”, disse.
Após todo o embasamento teórico, os estudantes foram levados a campo e puderam acompanhar os drones em ação.
Para a instrutora pedagógica do Programa Jovem Agricultor do Futuro, Carolina Veluci Brondi, foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem a inovação que tem sobrevoado as lavouras.
“Os drones têm se tornado uma excelente alternativa para uma agricultura mais sustentável e nossos alunos viram de perto que a inovação também está presente no campo. Além de aprender sobre a tecnologia, os alunos ficaram fascinados com o funcionamento das aeronaves de última geração. O curso incentiva os jovens a descobrir o seu lugar no mercado de trabalho, por mais amplo que seja, mas não é surpresa o quanto essa tecnologia fez brilhar os olhos da garotada”, disse.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: