Canaoeste lança novo bionematicida para combater nematoides na cana-de-açúcar

Produto ProtecBio, à base de bacilos, chega ao mercado com foco na eliminação de nematoides, que causam prejuízos crescentes à produtividade da cana
O controle de nematoides, uma das pragas mais prejudiciais à cana-de-açúcar, acaba de ganhar um aliado de peso com o lançamento do ProtecBio, produto desenvolvido pela Canaoeste e formulado à base de bacilos. A novidade foi apresentada no evento técnico realizado pela associação no dia 25 de setembro, em sua sede, em Sertãozinho -SP. A partir desde mês de outubro, o ProtecBio passa a integrar o portfólio da entidade, com foco no combate aos nematoides que afetam mais de 70% dos canaviais no Brasil, provocando perdas significativas na produção da cultura.
Os principais gêneros de nematoides que afetam a cana-de-açúcar são Pratylenchus e Meloidogyne. A presença desses parasitas microscópicos nos canaviais é uma preocupação crescente no setor, pois causam danos nas raízes da cana, comprometendo a absorção de água e nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas. Como consequência, as infestações podem reduzir a produtividade em até 30 toneladas por hectare, além de comprometer a qualidade da matéria-prima e aumentar os custos de produção devido à necessidade de antecipar o corte da lavoura.
O impacto dessa infestação é vasto, visto que o parasitismo enfraquece o sistema radicular, permitindo a entrada de fungos e bactérias que ampliam ainda mais os danos. Além disso, a presença dos nematoides pode acelerar o envelhecimento do canavial e reduzir sua longevidade, aumentando a necessidade de reformas precoces, o que eleva o custo de manutenção da lavoura.
A dificuldade em identificar os danos nos primeiros estágios de infestação representa um desafio significativo para os produtores, que frequentemente só percebem os prejuízos quando a produtividade já foi severamente afetada.
ProtecBio: a solução biológica para o controle de nematoides
Em um esforço para oferecer aos produtores uma solução mais sustentável, a Canaoeste lançou o ProtecBio, um bionematicida formulado com duas cepas de bacilos: Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens. O produto age diretamente nos nematoides, produzindo toxinas e enzimas que atacam as paredes celulares dos parasitas, além de formar uma barreira física ao redor das raízes da cana, impedindo a aproximação dos nematoides. A aplicação pode ser feita durante o plantio ou no corte de soqueira, com uma dose de 0,5 litros por hectare.
Este novo bioinsumo é disponibilizado a um preço mais atrativo aos produtores associados como uma alternativa mais ecológica ao uso de químicos, que ainda são amplamente utilizados no controle dos nematoides. A aplicação do ProtecBio não apenas auxilia no controle dos parasitas, mas também contribui para a preservação da saúde do solo e a redução dos impactos ambientais, alinhando-se à crescente demanda por soluções agrícolas mais sustentáveis.
De acordo com André Volpe, gestor operacional da Canaoeste, o lançamento do ProtecBio atende a uma demanda crescente do setor sucroenergético. “Os danos causados por nematoides são cada vez mais relatados, e com o ProtecBio, estamos ampliando as opções de controle biológico, oferecendo uma alternativa segura e eficaz para os produtores”, concluiu Volpe.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: