Guiada pela busca de conhecimento – entrevista com Sarita Rodas
Aos 25 anos de idade, Sarita Rodas começou a se preparar para assumir o comando da empresa após a morte do pai, Fábio Rodas, em 2008. Realizou cursos dentro e fora do país para especializar-se na área e conhecer os negócios. Foi a primeira mulher a compor o Conselho do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura Paulista) e o Conselho de Administração da Montecitrus Trading de Suco de Laranja. Também foi vice-presidente da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã) e é diretora da Prossiga, empresa que ministra palestras e cursos sobre sucessão familiar.
Em um rápido bate-papo, Sarita comentou sobre superação e alguns aspectos de seu trabalho:
O que avalia que precisa ser estimulado para que os jovens se sintam mais encorajados a empreender?
Sarita Rodas: Empreender tem a ver com coragem, resiliência e criatividade. Essas habilidades devem ser estimuladas pela família e nas escolas.
Para reduzir os índices de “mortalidade” das empresas, quais incentivos considera necessários?
Sarita: No caso das empresas familiares é preciso praticar a estabilidade emocional da família e a profissionalização e capacitação dos futuros sócios.
Conte sobre um momento difícil que enfrentou na sua vida, por favor. Como o superou?
Sarita: A vida é cheia de situações difíceis, porém perder o pai e ter que se preparar rapidamente para conduzir os negócios da família, foi um grande desafio. Precisei de muito apoio familiar, dedicação na busca de conhecimento e muita persistência para superar as adversidades do dia a dia.
Como percebe que o seu trabalho contribui para a vida das pessoas?
Sarita: Não sei se a palavra seja perceber, porém compartilho tudo que aprendi, o que faço e dá certo, e principalmente o que dá errado para ajudar as pessoas a conseguirem vencer seus desafios individuais. Precisamos nos espelhar em quem faz e não em quem apenas fala.
Compartilhe uma dica que inspira a sua vida e inspire outras pessoas, por favor.
Sarita: Eu sempre fui guiada pela busca do conhecimento. Não há nada nessa vida que eu não possa aprender, basta querer. O conhecimento muda as pessoas e nós mudaremos o mundo, nem que seja apenas o nosso mundo.
Fonte: Revista Canavieiros
Escrito por: Fernanda Clariano