O 17º Agronegócios Copercana fecha a primeira semana do evento falando de Sustentabilidade e Felicidade Interna Bruta
Na manhã dessa sexta-feira (18), a questão da Sustentabilidade e da Felicidade Interna Bruta foram destaques na Live realizada pela Copercana que contou com a participação do advogado e conferencista sobre questões do agronegócio, Juliano Bortoloti, como moderador; do sócio-fundador da Fix-CS, Competitividade Sustentável e ESG, Pedro Lins que explicou o que é o ESG, de onde veio quais os fundamentos, se dá para ser aplicado no agro e como ele funciona, e do ex-primeiro ministro do Butão e conferencista internacional, Tshering Tobgay, que participou de forma virtual e na ocasião pontuou como o Butão, que é pioneiro na iniciativa da Felicidade Interna Bruta implantou o sistema, bem como a inclusão do indicador FIB nos conceitos ESG.
O FIB é um novo indicador da ONU (Organização das Nações Unidas) criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação. De acordo com Tshering, no Butão FIB é algo que pertence quase que no DNA da população e é medido em nível nacional. O indicador FIB conta com nove domínios transversais, padrão de vida, boa governança, educação, saúde, resiliência ecológica, diversidade cultural, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo e bem estar psicológico e espiritual. Três deles são bastante diretos: um bom padrão de vida, saúde e educação. “Esses três domínios todos os países priorizam os dois domínios seguintes que são a boa governança, e a sustentabilidade ambiental, esses dois a maioria dos governos hoje reconhecem a importância”.
Durante o seu mandato como ministro Thering dise que foi montado um plano, uma iniciativa que oferecia a Felicidade Interna Bruta para os negócios num nível nacional. “As pessoas s tinham que tomar medidas que pudessem melhorar a felicidade, a alegria e isso mede na verdade aquilo que a gente chama de condições para essa felicidade. Será que temos as condições para fazer com que as pessoas sejam felizes, que tenham significado nas suas vidas, que se sintam contentes, que tenham contentamento do ponto de vista econômico que a gente também messa as nossas políticas econômicas e o nosso crescimento econômico? No setor negocial, nas empresas fazemos a mesma pergunta, você como empresário faz aquilo que é necessário para as pessoas estarem felizes dentro daquela empresa? Para espalhar a felicidade dentro da sua comunidade? E é ai que nos ligamos a Felicidade Interna Bruta com o conceito de ESG”.
Perdeu essa live? Não se preocupe… Assista CLICANDO AQUI.