Canaoeste Águas
A Água é um dos recursos fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos, porém deve ser utilizada da maneira sustentável, evitando o uso irracional, poluição e escassez, dessa forma a gestão desse bem finito é fundamental para a perenidade da vida.
O Programa “Canaoeste – Águas”, tem como objetivo realizar a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos existentes nas propriedades rurais dos pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar associados, tendo como meta a regularização do uso eficiente, controle e proteção d’água e dos ecossistemas do seu entorno, em conformidade com a legislação e normas pertinentes, além de atender o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS nº 06.
O desenvolvimento do programa foi dividido nas seguintes etapas:
1-) Conscientização: a Canaoeste trabalha conscientizando os produtores rurais, sobre a importância em utilizar o recurso de maneira racional e sustentável. A iniciativa também garante água potável a todos colaboradores rurais, além disso demonstra a importância em manter a regularização do uso d’água de acordo com normas ambientais vigentes, assim realizamos palestras técnicas, podcasts, cartilhas, panfletos, artigos técnicos em revistas direcionadas ao setor.
2-) Regularização: atualmente existem regulamentações que exigem que toda utilização do recurso hídrico seja licenciada, ou seja o órgão público analisa o pedido de uso e concede através de documento, o direito de o produtor utilizar o recurso hídrico, porém grande parte dos produtores rurais não possuem o documento que outorga o direito de uso d’água.
A Canaoeste preocupada com esse cenário, realiza toda a regularização burocrática necessária para o devido licenciamento do uso da água, estando assim em conformidade com a legislação vigente.
3-) Racionalização: O principal objetivo é a eficiência do uso e o menor consumo de água, por meio da elaboração de projetos de irrigação, onde pode-se definir planos de aplicação de lâminas de água, assim calculamos a quantidade necessária para a cultura da cana-de-açúcar se desenvolver, evitando desperdícios. Durante a elaboração do projeto utilizamos fluxogramas e acompanhamento de hidrômetros, assim conseguimos mensurar a quantidade exata consumida por cada processo e montar um plano de redução, caso necessário.
A iniciativa atende os três pilares da sustentabilidade é ambientalmente correta pois preserva os recursos hídricos através das matas ciliares, regulariza e racionaliza de forma correta o uso do recurso hídrico. Atende o pilar social pois fornece um ambiente de trabalho seguro e saudável nos locais das operações, com acesso a água potável e por fim é economicamente viável, pois o associado não tem custos adicionais por solicitar a iniciativa em sua propriedade rural.
ODS Alcançados: 3, 4, 6, 8, 11, 12.
Gestão de Águas na Propriedade Rural:
- Orientação ao Produtor Rural;
- Regularização de Pontes e Travessias.
- Regularização de Reservatório de Acumulações d’água.
- Elaboração e regularização de Outorgas (Captação superficial, poço profundo, cisternas)
- Autorização para limpeza de Drenos.
Representatividade:
Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Capacitação, Mobilização Social e Informações em Recursos Hídricos – CTEA
Membro da Câmara Técnica de Proteção das águas – CTPA
Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica (Rios Baixo Pardo e Grande)
Participação na Câmara Técnica de Educação Ambiental e Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: