Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Contribuição Previdenciária Rural – Funrural – opção pela folha de pagamento ou pela comercialização

Prezados produtores rurais, está chegando a hora de se fazer a opção pelo recolhimento da contribuição previdenciária rural (Funrural), e vocês precisam se planejar junto ao contador para ver qual a alternativa mais vantajosa financeiramente e a forma de se fazer.

Isto porque, até o ano de 2018, todos os produtores rurais tinham como obrigação recolher aos cofres públicos a contribuição previdenciária, apelidada de Funrural, incidente sobre o valor bruto da comercialização de sua produção rural em alíquotas distintas para pessoa física e jurídica. Contudo, com o advento da Lei nº. 13.606/2018 (que alterou a Lei nº. 8.212/91), possibilitou-se que a partir do ano de 2019 os produtores rurais pessoas físicas e jurídicas pudessem optar pelo recolhimento da contribuição previdenciária sobre:

a receita bruta da comercialização de sua produção (como ocorreu até o ano 2018) ou sobre a folha de salários de seus funcionários (artigo 22, I e II, da Lei nº. 8.212/91).

Esta última opção se dará “mediante pagamento da contribuição incidente sobre a folha de salários relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente ao início da atividade rural”, ressaltando que a decisão do produtor rural será “irretratável para todo o ano-calendário”.
Bom ressaltar que independente da opção do produtor rural pessoa física, o recolhimento para o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) será sempre sobre a comercialização. Se comercializar para pessoa jurídica, essa adquirente é a responsável pela retenção e recolhimento do tributo. Se for para outra pessoa física, aí a responsabilidade é do próprio produtor.

Então, os produtores rurais devem fazer contas sobre qual forma de recolhimento do Funrural lhes é mais vantajosa economicamente (a incidente sobre a nota fiscal de compra ou a incidente sobre a folha de salários) para fazer a opção adequada. Via de regra, àqueles que têm poucos funcionários fica compensatório fazer a opção pela incidência sobre a folha de salários e àqueles que tenham muitos funcionários é mais compensador fazer sobre a nota fiscal de venda. Contudo, esta regra não é de toda verdadeira, uma vez que há outras variáveis que devem ser observadas na relação “Receitas X Números de Funcionários” e, em razão disso, cada produtor rural deve calculá-las, auxiliado pelo seu contador.

Incluímos um quadro elucidativo sobre as alíquotas que devem ser consideradas pelo produtor rural para chegar a uma decisão que possa lhe diminuir a carga tributária:

A Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº. 971, de 13 de novembro de 2009, e suas alterações posteriores, esclareceu a forma como o produtor rural e o adquirente da produção deverão proceder ao recolhimento da contribuição previdenciária, seja incidindo sobre a receita bruta da comercialização (“Funrural”- onde o adquirente reterá diretamente o valor devido destacando-o na nota fiscal), seja incidindo sobre a folha de salários de seus funcionários (alíquota de 20%).

Pela referida norma, o adquirente do produto (agroindústria, cooperativa, etc.) deverá exigir do produtor um documento que comprove o recolhimento da contribuição previdenciária sobre a folha de salários para quem optar por esta modalidade, destacando que a IN RFB nº. 1867/2019 (que alterou a IN 971/2009) disponibiliza um modelo de declaração para tanto, em seu Anexo V. Ainda, todo adquirente da produção deverá sempre reter e repassar à Receita Federal o valor correspondente à alíquota de 0,2% relativa ao Senar.

A mesma legislação deixa bem claro, também, que o regime escolhido será irretratável perante o exercício, ou seja, após a opção feita pelo produtor rural esta valerá para o ano todo sem possibilidade de alteração e, ainda, deverá ser observada por todas as demais propriedades rurais que possui, ou seja, não é possível utilizar as duas formas de recolhimento para as diferentes propriedades do mesmo contribuinte.

Ao segurado especial (produtor rural que exerce a atividade individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cônjuges ou companheiros e filhos maiores de 16 anos ou a eles equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar) e as agroindústrias, não se aplica a opção de escolher a forma de contribuir, ou seja, o seu recolhimento é sobre a comercialização da produção, salvo, no caso de algumas agroindústrias, as exceções específicas para cada situação prevista em dispositivo legal.

Fonte: Revista Canavieiros
Por: Juliano Bortoloti

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

17 thoughts on “Contribuição Previdenciária Rural – Funrural – opção pela folha de pagamento ou pela comercialização

  1. Boa tarde.
    A empresa pode estar descontando do produtor rural o valor referente a retenção de funrural na hora que fazer o pagamento?

  2. se o produtor rural possui um prestador de serviços na folha como (autônomo) ele tbm pode fazer a opção?

  3. Qual é o FPAS no SEFIP? FAP? E, outras entidades?

  4. Olá William, como vai?
    Neste caso é recomendado que converse com seu advogado de confiança para obter as informações que precisa e como proceder.

  5. Olá Yago. Para obter mais informações é necessário consultar um advogado e/ou contador especialista nestes procedimentos.

  6. Como informar na REINF o recolhimento por folha se ela aplica sozinha a alíquota de 1,2% de inss, e puxa na DCTF WEB o cálculo da reinf para emissão da gps?

  7. Bom dia, gostaria que enviassem sobre o funrural no e-mail

  8. Bom dia
    Mesmo que a pessoa jurídica seja optante do simples nacional, deverá recolher o patronal pela folha?

  9. Olá Ermelindo, tudo bem?
    Agradecemos muito seu feedback. Nossa intenção é fazer artigos realmente úteis para os produtores rurais 🙂

    Continue acompanhando nossos artigos!

  10. Olá Alex! Obrigado pelo seu elogio 🙂

    Nesse caso específico, um advogado e/ou um contador de sua confiança poderão responder a contento sua indagação. Nossa orientação é que procure esses profissionais ou, se preferir, entre em contato direto com o articulista através do e-mail: bortoloti@bbmo.adv.br .

  11. Boa tarde, muito boa explicação. Mas deixou uma dúvida, o recolhimento, de quem optar pelo Recolhimento via Comercialização, o correto seria, recolher o Funrural no momento da Venda (Competência da NF) ou no momento do Pagamento (Boleto/Fatura)?

  12. Boa tarde Nilcea,

    No seu caso você tem que fazer a opção pelo recolhimento sobre a folha ou sobre a nota fiscal e informar à cooperativa. Uma forma exclui outra. Se optar pela recolhimento via folha de salários, você é quem deve proceder ao recolhimento e emitir a guia, utilizando dos índices da tabela explicitada na matéria. Se, contudo, optar pelo recolhimento via nota fiscal, a própria cooperativa procede ao desconto e informa ao fisco.

    Espero ter te ajudado,

    Juliano Bortoloti

  13. Boa tarde, Juliano.
    Tenho um produtor rural pessoal física que comercializa fornece leite para uma cooperativa. E fez a opção da folha de pagamento pela comercialização, e tem 02 funcionários. Logo, pelo quadro demostrado nessa matéria, eu me enquadro eu me enquadro na pessoa física sobre a receita bruta da comercialização correto? Minha dúvida quem vai recolher 1,2 + 0,1 + 0,2 = 1,5 e a cooperativa em cima do valor da nota fiscal e fazer o recolhimento, e informar que fez o recolhimento, enquanto eu enquanto a pessoa fisica irei fazer o recolhimento da folha de pagamento dos funcionários, sendo 2,5 + 0,2 = 2,7. De acordo com o quadro que vc disponibilizou. E mais o desconto feito do salario do funcionários de acordo com a tabela do INSS. E mais os 8% referente ao F.G.TS.
    Realmente, estou com muita dúvidas e não consigo uma informação precisa.
    Achei essa material e acho que foi esclarecedora.
    Obrigada desde ja se puder me ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *