Canaoeste realiza reunião sobre metas e serviços da associação
A Canaoeste — Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo realizou na manhã da última terça-feira, 18, uma reunião dando início a S.O.S. Incêndios – Canaoeste, que dá diretrizes à equipe técnica sobre as operações de incêndio no ano de 2021. A reunião foi realizada virtualmente através da plataforma zoom, com a sua equipe composta por secretárias, agrônomos e especialistas da área ambiental para mais uma temporada de estiagem, que favorece a focos de incêndio.
A reunião foi liderada pelo gerente de geotecnologia da Canaoeste, Fábio Soldera.
Em sua fala inicial, Soldera comentou sobre os critérios que são seguidos pela Canaoeste em relação às normas adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo através da Portaria CFA — 16.
Um tema abordado na reunião pela equipe agronômica foi a utilização do Aplicativo “Canaoeste” que auxilia a equipe técnica e o produtor rural a confeccionar pareceres técnicos. A ferramenta recebeu elogios por se destacar como prática e fácil de manusear.
A questão dos aceiros, também foi discutida. Uma das dúvidas apresentadas foi com relação à área que fica em ferrovias e rodovias. Foram apresentados exemplos de propriedades onde cabe ou não ao produtor fazer a limpeza e, onde essa limpeza deve ser feita pela concessionária que administra o trecho.
O monitoramento 24h incêndios também foi destaque. Como parte do produto “SOS Incêndios”, o monitoramento tem como finalidade prevenir e mitigar os incêndios em propriedades rurais. São treze satélites que monitoram 24 horas as lavouras canavieiras dos associados. Quando um foco de incêndio é detectado pelo software, a equipe de suporte entra em contato com o grupo de combate mais próximo do incêndio. Também são avisadas usinas, vizinhos e o proprietário da lavoura.
O programa da Canaoeste SOS Incêndios prevê ainda palestras, cartilhas, assessoria técnica e ambiental, acesso ao PAM — Programa de Auxílio Mútuo, Protocolo Etanol mais Verde, Plano de Prevenção de Incêndios e defesas judiciais e administrativas que este possa necessitar.
“Sabemos que esse trabalho não é fácil, mas peço mais uma vez o empenho de todos com relação a isso. O trabalho quadruplica durante esse período que vai até outubro e contamos muito com vocês para que esse serviço seja desenvolvido mais um ano com excelência como vem sendo feito”, finaliza Soldera.