Custos de Produção de cana-de-açúcar: o tema abre o ciclo de palestras on-line do 17º Agronegócios Copercana
A primeira Live do 17º Agronegócios Copercana, aconteceu na manha desta terça-feira (15) e foi apresentada pelo gestor Corporativo da Canaoeste Almir Torcato que explanou de forma simplificada o tema “Custos de produção de cana-de-açúcar”. Torcato expôs a complexidade do sistema de produção agrícola, que de acordo com ele tem várias engrenagens como produtividade, custo de produção, preço, questão política e econômica que interferem no resultado final de operação.
“Quando falamos em custo de produção, a equação é bem simples. Lucro é igual a preço menos custo. Percebemos que a maior parte dos fornecedores não sabe quanto custa sua cana, ele vende o produto final, mas não sabe o quanto custou para produzir, mas é importante que o produtor faça contas”, comentou o profissional.
Torcato ainda salientou que atualmente quando se fala de mercado comparado a outros momentos é possível ver uma participação importante econômica talvez para o momento de negociação de insumos. “Percebemos produtores que se garantiram mais cedo em relação a isso talvez tiveram resultados melhores e um dos problemas que podemos ver é a participação do dólar na economia geral. A cotação do dólar impacta bastante no preço dos insumos e automaticamente impacta muito no preço do produto”.
O gestor Corporativo da Canaoeste ainda destacou. “Esse é um momento de estratégia, é um momento de fazer negócios, é um momento importante de aproveitar as oportunidades coletivas pra garantir um resultado econômico mais favorável”
Perdeu essa live? Não se preocupe… Assista CLICANDO AQUI.