Fogo

Programa SOS incêndios Total apoio ao produtor rural

09/08/2023 16:00

Prezado associado, estamos adentrando em mais um período de estiagem e consequentemente com poucas chuvas o risco de eventuais focos de incêndios tendem a aumentar trazendo prejuízos ao produtor rural. Pensando nisso a Canaoeste e seu time de técnicos desenvolveu o S.O.S Incêndios, criado para contribuir com a prevenção e combate a incêndios, tanto em cana-de-açúcar como em Remanescentes Vegetativos (APP’s e Reserva Legal).

Prezado associado, estamos adentrando em mais um período de estiagem e consequentemente com poucas chuvas o risco de eventuais focos de incêndios tendem a aumentar trazendo prejuízos ao produtor rural. Pensando nisso a Canaoeste e seu time de técnicos desenvolveu o S.O.S Incêndios, criado para contribuir com a prevenção e combate a incêndios, tanto em cana-de-açúcar como em Remanescentes Vegetativos (APP’s e Reserva Legal).

Para a elaboração técnica de todo o trabalho voltado para o programa S.O.S. Incêndios, solicitamos que todos os associados levassem diversos documentos necessários até os escritórios regionais, de janeiro e março de todo início de ano, esse trabalho é conhecido como “Plano Integrado de Safra”, é através desses dados que conseguimos unir documentos e informações para elaboração do “Programa S.O.S. Incêndios” que estão relacionados abaixo:

Treinamento:

 No início de toda a safra a equipe técnica da Canaoeste se reune a fim de nivelar informações referentes aos procedimentos a serem realizados naquele ano.

Palestras aos associados:

Anualmente são realizadas diversas palestras, workshops e reuniões técnicas aos associados da Canaoeste sobre temas ligados às questões ambientais, principalmente incêndios, visando esclarecer dúvidas do produtor rural e levar informações relevantes.

PAM – Plano de Auxílio Mútuo:

A Canaoeste realiza a adesão de seus associados junto ao PAM, o principal objetivo é de centralizar esforços e figurar como um importante elo entre eventual incêndio que tivesse atingido a cultura canavieiros ou então a vegetação nativa dos associados e o pronto e efetivo combate, contando com apoio de outros produtores e unidades industriais.

Plano de Prevenção de Incêndios:

 A Canaoeste auxilia seus associados na elaboração do Plano de Prevenção de Incêndios que é enviado para a Polícia Militar Ambiental todo o início de safra. No plano existem diversas informações e documentos, exigidos pela Portaria CFA nº 16, de 01/09/2017, tais como:

• Planta georreferenciada: É confeccionado uma planta das propriedades objetos das ações preventivas e de combate a possíveis incêndios, pontos de observações existentes.

• Pontos de Observação: É cadastrado nesse plano, as pessoas que realizam a observação rotineira dos canaviais, as equipes de combate a incêndios postadas em lugares em que a visibilidade seja suficiente para seu rápido acionamento.

• Mapa de Pontos Críticos: Trata-se de um mapa da propriedade rural que contém os pontos críticos de incêndio, permitindo ao responsável pelo canavial estabelecer um cronograma para a adoção de medidas cautelares contra incêndio a curto, médio e longo prazo.

Monitoramento: Fomos a primeira associação de cana-de-açúcar no Brasil a implementar um sistema de monitoramento via satélite capaz de detectar focos de incêndio em propriedades rurais. O software também disponibiliza dados como: direção do vento, topografia, temperatura e histórico de focos de incêndio ocorridos desde 2013.

Todas as medidas citadas acima, possuem caráter mitigatório e de combate à incêndios criminosos. Caso seja aplicado multa ambiental por parte do agente fiscalizador é lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA), notificando e agendando data, hora e local para que o autuado compareça no Atendimento Ambiental. O Atendimento Ambiental é o local onde são consolidadas as infrações e as medidas administrativas e aplicadas sanções cabíveis, é também nesse momento que são propostas pelo órgão competente as medidas para recuperação dos danos ambientais causados ou sua regularização. Participam do Atendimento Ambiental: Policial Ambiental, Técnico da Secretaria de Meio Ambiente o autuado e seus representantes.

É também no Atendimento Ambiental que é possível juntamente com o Policial Ambiental e o Técnico da Secretaria de Meio Ambiente apresentar documentos, fotos, mapas relacionados à infração para análise com objetivo de reduzir ou então cancelar a autuação, havendo documentação comprobatória.

Acompanhamento em Atendimento Ambiental:

Com objetivo de orientar o associado, a Canaoeste envia um advogado e um engenheiro agrônomo, ambos especialistas em Meio Ambiente, onde levantam informações necessárias para o melhor embasamento da defesa do associado, tanto no Atendimento Ambiental como em recursos nas esferas administrativas e judicial.

Visita in loco e Laudo Agronômico: O associado conta com apoio da equipe técnica para realizar o levantamento “in loco” das provas necessárias para atender aos 14 critérios da Resolução CFA nº 16, de 1º de setembro de 2017. Posteriormente ao levantamento, o agrônomo responsável elabora um laudo técnico para orientar o produtor rural no intuito de regularizar o imóvel aos olhos da legislação de regência. O laudo técnico ainda é utilizado no embasamento das discussões que ocorrem durante a sessão de Atendimento Ambiental e a ainda em eventuais defesas e/ou recurso administrativos.

Veja a gama de serviços de excelência entregue aos associados da Canaoeste que, além do apoio para mitigar e combater incêndios, também auxíliamos e caso houver multa, auxiliamos o produtor para evitar maiores prejuízos. Para saber mais sobre esse e outros serviços, procure o escritório regional mais próximo.

Reconhecimento:

A Canaoeste através do trabalho desenvolvido pelo Programa S.O.S. Incêndios, recentemente foi reconhecida com o Prêmio Bonsucro Inspire Awards, na categoria Melhor Iniciativa Ambiental, durante a Bonsucro Week, demonstrando assim a robustez do programa entregue a todos os associados da Canaoeste.

Fábio de Camargo Soldeira Ger. de Geotecnologia

Deixe seu comentário