Fazenda São Vicente, em Pitangueiras – SP, recebe treinamento para aplicação de defensivos
O programa Aplique Bem é uma parceria da empresa de defensivos UPL com o Instituto Agronômico (IAC)
A Humus Agroterra, na Fazenda São Vicente, em Pitangueiras – SP, associada da Canaoeste, recebeu no dia 13 de novembro, uma equipe do programa Aplique Bem, voltado para a aplicação segura de defensivos agrícolas. O programa de treinamento é resultado de uma parceria público-privada do Instituto Agronômico (IAC) com a empresa de defensivos agrícolas UPL.
“É um treinamento focado no aplicador de produtos, nos produtores, em quem está diretamente no campo. Temos quatro carros adaptados para ir no ambiente de trabalho dele, sempre visando melhorar as técnicas de aplicação, valorizando a questão de segurança”, explicou Douglas Carmanhan, que atua como instrutor do programa.
Segundo Carmanhan, no decorrer do treinamento os aplicadores além de serem instruídos quanto a melhor forma, recebem também orientações sobre porque fazer, e as consequências de uma aplicação inadequada. “O objetivo é que eles saiam daqui com um conhecimento do ambiente de trabalho, e da forma de trabalho dele para que ele tenha condições de melhorar esse processo ou se necessário, até mudar esse processo”, informou.
Além do programa de treinamento, o Aplique Bem também desenvolve um trabalho de avaliação de pulverizadores. “Verificamos a qualidade do pulverizador e geramos um relatório sobre a máquina que ele está trabalhando”, disse o instrutor.
O treinamento contou com a participação de 37 pessoas. Para o analista de sustentabilidade da Canaoeste, André Pavan Réa, “é realizador poder auxiliar nossos associados com o cumprimento das normas legais e dos requisitos das certificações, ainda mais por meio de um treinamento conseguido gratuitamente pela Canaoeste. Além disso, os funcionários treinados, resulta em um aumento da eficiência laboral com menos acidentes de trabalho. Esse é o intuito do programa SEMEIA, facilitar e baratear os produtores de cana-de-açúcar no caminho das certificações e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores”, disse.
A técnica de Segurança do Trabalho, Letícia Nardotto, considerou o treinamento positivo. “A experiência foi muito positiva, pois demonstrou de forma simples e eficaz, que as boas práticas operacionais podem se agregar ao comportamento seguro, resultando na qualidade do trabalho desenvolvido e o mais importante, na prevenção de acidentes”, avaliou.
avozdo.cidadaoos@gmail.com, enviado em 28/02/2024
Nota 5 🌟