A prevenção de incêndio começa com o Plano Integrado
Já está aberto o período para que o produtor de cana regularize seu Plano Integrado 2024/25. Trata-se de um conjunto de medidas que além de prevenir os danos provocados pelos incêndios, ainda resguarda o produtor de arcar com multas por falta de cumprimento da legislação ambiental.
O prazo para a regularização teve início no último dia 29 de janeiro e vai até o próximo dia 21 de março de 2024. Durante esse período, os escritórios da Canaoeste estão disponíveis para ajudar os produtores na elaboração do plano e esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao tema.
É fundamental que os fornecedores de cana estejam em conformidade com a Lei 10.547/2000, que estabelece 14 critérios objetivos para prevenir e combater incêndios, baseados na Portaria da CFA nº 16/2017.
O Plano Integrado inclui medidas como o Plano de Eliminação de Queima/Declaração de não-queima, Protocolo agroambiental – Etanol Mais Verde, PAM – Plano de Auxílio Mútuo de Prevenção e Combate à Incêndios, Monitoramento de incêndio 24h via satélite e Elaboração do mapa de risco.
Cada critério estabelecido pela legislação é pontuado, e o produtor precisa alcançar no mínimo 16 pontos para evitar multas, demonstrando o uso de boas práticas de combate e prevenção aos incêndios.
Com uma equipe de profissionais preparados, a Canaoeste, que conta com cerca de 2.500 associados, oferece todo o suporte necessário para que os fornecedores de cana elaborem seus Planos Integrados e estejam em conformidade com a legislação, bastando comparecer presencialmente ao escritório regional da Canaoeste mais próximo de sua propriedade, com a documentação necessária.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: