Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

19º Grande Encontro de Variedades de Cana e Novas Técnicas de Fertilização: Conhecimento e Inovação para o Futuro da Cana-de-Açúcar

O Grupo IDEA realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, em Ribeirão Preto (SP), a 19ª edição do Grande Encontro de Variedades de Cana e Novas Técnicas de Fertilização, o único evento do Brasil que reúne, em um mesmo espaço, todos os principais institutos de pesquisa responsáveis pelo desenvolvimento dos novos varietais de cana-de-açúcar.

Reconhecido como o maior e mais relevante encontro sobre variedades de cana no país, o evento vai receber mais de 500 profissionais entre produtores, pesquisadores, consultores e representantes da indústria sucroenergética. A programação inclui debates, palestras e apresentação de resultados inéditos, que apontam o caminho para uma produção mais eficiente e sustentável.

Destaque para as Novas Técnicas de Fertilização


A edição deste ano terá um foco especial nas novas tecnologias e estratégias de nutrição da cana-de-açúcar, um campo que vem passando por transformações profundas e se consolidando como fator-chave para elevar a produtividade e reduzir impactos ambientais. Serão apresentados resultados recentes sobre o uso de bioinsumos, micronutrientes, estimulantes de crescimento, aminoácidos, bactérias e fungos nitrificantes, além de pesquisas sobre a substituição parcial ou total do Nitrogênio por produtos específicos.

Os participantes terão acesso a estudos e casos reais que mostram como a nutrição adequada, aliada ao manejo varietal de precisão, pode maximizar o TCH (Toneladas de Cana por Hectare) e o ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), garantindo ganhos consistentes de qualidade e produtividade.

Novos Varietais e Inovação Tecnológica

Outra marca registrada do evento é a apresentação das variedades mais promissoras desenvolvidas pelos programas de melhoramento genético — incluindo IAC, RB e CTC, com informações sobre desempenho em diferentes condições de solo, tolerância à seca e resistência a doenças. Pela primeira vez, os resultados mais recentes de experimentos de nutrição e competição de variedades colhidos em 2025 serão revelados ao público.

Além disso, a programação vai explorar como a Inteligência Artificial pode auxiliar no manejo varietal, o uso inteligente de variedades de alta biomassa para etanol e fibra, e estratégias para convivência e controle de doenças como estrias vermelhas, ferrugens e murcha.

Palestrantes já confirmados:

  • Pedro Henrique Cerqueira Luz (ESALQ / PH Consultoria)
  • Rafael Otto (USP / ESALQ)
  • Leonardo Faria (Usina Ester)
  • René Sordi (Enercana)
  • Ricardo Delarco (RR Agrícola)

O 19º Grande Encontro de Variedades de Cana e Novas Técnicas de Fertilização é um evento essencial para quem busca inovação, sustentabilidade e resultados práticos no campo.

Data: 3 e 4 de setembro de 2025 

Local: Multiplan Hall, em Ribeirão Preto – SP
Inscrições e programação: materiais.ideaonline.com.br/variedade2025

DESC-CANAOESTE-VARIE25 código de 15% desconto para clientes e/ou associados

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *