Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Produtividade começa na organização: o 5S aplicado ao campo

Trazendo para a sua realidade, associado e produtor de cana-de-açúcar, quando falamos em produtividade e qualidade no campo, logo pensamos em boas práticas agrícolas, maquinário moderno e gestão eficiente. Mas, muitas vezes, o que faz a diferença está nas pequenas atitudes do dia a dia. É aí que entra o 5S.

Preparamos alguns exemplos para ilustrar como cada “senso” pode ser aplicado na gestão de sua fazenda.

Seiri – Senso de utilização

Descartar tudo o que não for necessário e estiver atrapalhando ou pegando espaço. Como em galpões e almoxarifados, onde separa-se o que é útil do que é desnecessário. Equipamentos quebrados, ferramentas e materiais que não estão em uso devem ser descartados ou armazenados em outros locais.

Na administração da fazenda, descartar papéis e documentos que são repetidos ou que não valem de nada, tanto papeis físicos, quanto arquivos digitais.

Seiton – Senso de organização

Em oficinas mecânicas, organizar e sinalizar as ferramentas e peças em painéis e prateleiras, com demarcações claras e que todos saibam onde encontrar e guardar cada item.

Nos depósitos de defensivos agrícolas, separar os produtos pelas funções e deixar placas identificando suas categorias. Exemplo: fungicidas, herbicidas, inseticidas.

Organizar os documentos em arquivos, para que consiga encontrar o que é preciso de uma forma mais fácil, e alimentar os dados necessários para continuidade dos processos.

Seiso – Senso de limpeza

Estabelecer uma frequência de limpeza das instalações da fazenda, como salas, galpões de maquinários, áreas de armazenamento etc.

Garantir a limpeza e manutenção de equipamentos, prolongando a vida útil deles.

Destinar resíduos e embalagens vazias de produtos químicos até locais apropriados para o descarte, promovendo a segurança e a sustentabilidade.

Seiketsu – Senso de padronização

Na identificação, utilizar sinalizações visuais, como cores para localização dos itens e placas para as normas de segurança.

Utilizar procedimentos operacionais padrão (POPs), que são documentos que detalham passo a passo de como realizar uma tarefa ou processo para garantir que ele seja executado de forma consistente e com qualidade. Utilizar esses procedimentos para padronização de tarefas, garantindo que as atividades sejam realizadas sempre da mesma maneira e com o mesmo padrão de qualidade.

Shitsuke – Senso de disciplina

Palestras e treinamentos sobre 5S para todos os colaboradores das fazendas.

Manter a rotina de limpeza, organização e padronização, incentivando a participação e o comprometimentos de todos os colaboradores.

Incentivos diários as práticas do 5S, fazendo com que seja incorporado na filosofia de trabalho, de modo que com o passar do tempo, os colaboradores sigam essa prática de forma natural.

Podemos concluir:

Produtor, o 5S vai muito além de uma metodologia de gestão – ele é um convite à mudança de hábitos e à melhoria contínua dentro e fora do campo. Aplicar os cinco sensos na rotina da fazenda é garantir mais produtividade, segurança e bem-estar para todos. Quando cada colaborador entende a importância de manter o ambiente limpo, organizado e padronizado, o resultado aparece na eficiência das operações e na qualidade da cana que chega à usina.

Quando você coloca o 5S em prática na sua fazenda, os resultados aparecem de forma muito clara: mais organização, menos desperdício, processos funcionando melhor, equipe mais segura e engajada e até mais facilidade na hora de buscar certificações. E o melhor de tudo, produtor: isso retorna direto para você em eficiência e economia. Pequenas atitudes no dia a dia transformam a rotina da propriedade — e o 5S é uma ferramenta simples, prática e totalmente aplicável à realidade do campo. Vale a pena dar o primeiro passo e sentir a diferença acontecendo

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *