Canaoeste discute estratégias para impulsionar a produtividade da cana em cenário de incertezas climáticas

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) promoverá seu evento de Abertura de Safra, no dia 25 de abril, reunindo produtores, especialistas e autoridades do setor canavieiro no Auditório Fernandes dos Reis, em Sertãozinho-SP. A edição 2025/26 do encontro traz à tona os principais desafios e estratégias para o cultivo da cana-de-açúcar diante das condições climáticas adversas e da volatilidade do mercado.
Entre os temas centrais do encontro está o impacto da seca prolongada de 2024, que comprometeu a formação inicial dos canaviais, e o verão de chuvas irregulares, que resultou em mosaicos produtivos. A transição do fenômeno climático entre La Niña e neutralidade adiciona ainda mais incerteza às previsões meteorológicas para o próximo ciclo.
Outro ponto de atenção é o risco de florescimento e isoporização — processos que podem reduzir a produtividade da cana. Embora as previsões indiquem um florescimento menos expressivo, a possibilidade de isoporização, especialmente com déficit hídrico no inverno, acende um sinal de alerta entre os produtores.
Para falar sobre essas questões, o encontro terá a participação do diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio Carvalho. Em sua palestra, além da perspectiva da safra 2025/26, o consultor irá fazer uma análise do mercado, indicando que a tendência de preços do açúcar e do etanol pode influenciar significativamente as decisões dos produtores. Com previsões de oscilação nos preços internacionais e diferenças regionais na distribuição de chuvas, a escolha das melhores práticas de manejo se torna ainda mais estratégica.
Além dos aspectos técnicos e mercadológicos, a programação inclui um importante destaque à sustentabilidade. Um dos principais projetos da Canaoeste, o programa SEMEIA, será apresentado como modelo de boas práticas. Fundamentado em pilares como sustentabilidade econômica, responsabilidade ambiental, eficiência e inteligência agronômica, o programa tem sido essencial para que os associados conquistem certificações como a Bonsucro.
“Atualmente, nossos associados certificados somam 23.480,21 hectares, dos quais 14.679,78 são de cana-de-açúcar, com uma produção total de 1,5 milhão de toneladas. Esses números reforçam nosso compromisso com a produtividade aliada ao respeito ao meio ambiente”, destaca Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste. Durante o evento, os produtores certificados pelo SEMEIA serão homenageados.
Neste ano, a associação celebra 80 anos de fundação, consolidando-se como uma referência no agronegócio brasileiro. “Poucas instituições alcançam oito décadas com tanto a comemorar. A Canaoeste construiu uma trajetória sólida de apoio ao produtor, investindo continuamente em inovação, sustentabilidade e redução de custos. Agora, iniciamos uma nova década com a mesma missão: ser aliada do produtor canavieiro em busca de excelência”, completa Torcato.
SERVIÇO
Lançamento de Abertura da Safra 2025/26
Quando: 25 de abril, às 08h30
Onde: Auditório Fernandes dos Reis – Rua Dr. Pio Dufles, 532, Centro – Sertãozinho-SP
Quem pode participar: produtores de cana-de-açúcar e interessados no setor canavieiro
Mais informações e credenciamento:
Assessoria de Imprensa
Andréia Vital
16 9 9279.4155
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: