IAC reúne 165 laboratórios em análise de solos
Programa internacional avalia desempenho em Campinas – SP
O Instituto Agronômico de Campinas IAC vai reunir 165 laboratórios do Brasil e de países da América Latina na 42ª Reunião Anual do Programa de Laboratórios para Análise de Solos para Fins Agrícolas, marcada para 24 de fevereiro, em Campinas – SP. Participam unidades do Paraguai, Bolívia, Guatemala, Colômbia e Uruguai.
O encontro integra o ensaio de proficiência conduzido pelo Instituto, que avalia o desempenho técnico dos laboratórios em três conjuntos analíticos básica, micronutrientes e física. A iniciativa busca assegurar qualidade e confiabilidade aos resultados, considerados estratégicos para o manejo agrícola.
A análise de solo é a principal ferramenta para avaliar fertilidade e orientar a aplicação de corretivos e fertilizantes, insumos que representam entre 20 por cento e 30 por cento do custo de produção. Além de subsidiar recomendações de adubação e calagem, os laudos permitem monitorar nutrientes essenciais e identificar elementos tóxicos em excesso, reduzindo riscos agronômicos e ambientais.
Segundo o pesquisador responsável pelo programa, Heitor Cantarella, a análise do solo é essencial para o gerenciamento da agricultura moderna ao viabilizar recomendações mais precisas, com ganhos econômicos e menor impacto ambiental. Criado em 1984, o programa opera de forma contínua e oferece aos participantes parâmetros para corrigir eventuais falhas analíticas.
O IAC também mantém o Ensaio de Proficiência em Insumos Agrícolas, voltado à avaliação de análises de fertilizantes orgânicos e organominerais, calcário, condicionadores de solo, substratos e lodo de esgoto. De acordo com o pesquisador Fernando Zambrosi, esses produtos são relevantes para a produção de alimentos, mas exigem uso racional e sustentável.
A reunião é destinada a técnicos, estudantes, pesquisadores, professores e gestores de laboratórios. O evento ocorre das 8h às 17h, na sede do Instituto, na Avenida Barão de Itapura, 1.481, em Campinas- SP.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: