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A importância das organizações estarem adaptadas

Canaoeste adiciona o uso de novas tecnologias e se mantém próxima dos associados durante a pandemia

08/06/2021 08:00

Visando oferecer segurança a seus associados e colaboradores diante da pandemia da Covid-19, a Canaoeste — Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo tem realizado reuniões e encontros através das plataformas digitais.

Em abril, o associado pode acompanhar pela primeira vez na história da Canaoeste uma Assembleia Geral Ordinária totalmente digital — fato inclusive foi muito elogiado pelos participantes da transmissão. “A limitação sanitária foi o principal ‘motivo’, mas ficamos felizes com a adesão”, explica o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato.

Torcato acrescenta que devido à abrangência da associação houve uma ampla participação de associados de outras regiões. “Foi uma experiência bastante feliz. Talvez esse tipo de encontro permaneça de maneira digital para ser mais acessível aos associados que estão mais longe da matriz de maneira justa e democrática”, comenta.

Também em abril, a Canaoeste realizou um seminário que apresentou as “Perspectivas para a Safra 2021/22”, também de maneira virtual. Essas medidas vêm ao encontro a uma nova adequação da associação ao uso dessas novas ferramentas. “O importante é não parar. Foi dessa forma que conseguimos nos manter próximos e dar sequência aos trabalhos. É isso que vale”, frisa Almir Torcato.

O gestor explica que a pandemia impôs que todas as organizações buscassem ajustes para continuarem oferecendo seus serviços e o resultado dessa mudança, mesmo que de maneira repentina, serve como aprendizado. “A necessidade faz o aprendizado. Assim como nós, acredito que todas as outras organizações precisaram se ajustar. A pandemia veio para mostrar que essas ferramentas que já estavam disponíveis, eram subutilizadas. Ao usá-las vem a pergunta, por que antes as utilizávamos tão pouco?”, analisa Almir.

Sobre a mudança, Torcato revela que atualmente a associação está em fase de transição na utilização da nova ferramenta e a implantação dos encontros virtuais foi uma necessidade. Na visão de Almir, os encontros presenciais também são importantes e a ideia é continuar oferecendo as duas opções. “Conseguir estar presente é o importante. É engraçado como os compromissos online acabam sendo mais produtivos em face da objetividade, mas se pensarmos em eficiência, esses encontros favorecem também que assumamos outros deveres”, ressalta Torcato. “Há produtor que consegue seguir as duas opções e existem perfis que só se aproximaram porque as ferramentas são digitais. O importante é que estamos preparados para todos eles”, acrescenta.

Mesmo apontando os pontos positivos em relação a uma reunião virtual, o gestor da Canaoeste revela que é necessário ter equilíbrio. “Ainda acredito no contato, contudo, as ferramentas tecnológicas vieram para somar. Terminando a questão sanitária acredito que trabalharemos de uma forma híbrida (digital e presencial) de maneira equilibrada vai ser nosso diferencial. Ganhar eficiência onde der, diminuir custos de deslocamento, mas quando demandar e necessário for continuar com o presencial. Equilíbrio é tudo”, destaca Torcato.

Entre as atividades realizadas nesse período, a Canaoeste atendeu às demandas institucionais e administrativas, sendo que os compromissos mais técnicos permaneceram em plena atividade, respeitando todas as normas sanitárias.
Outra ferramenta que ganhou espaço é o aplicativo “Canaoeste”, disponível nas plataformas IOS e Android, através da Apple Store e do Google Play respectivamente. Através do aplicativo é possível o produtor ter acesso a notícias do setor e da associação, portfólio de serviços, artigos técnicos escritos pela equipe, cartilhas sobre recuperação de créditos do ICMS, informações sobre focos de incêndios, acesso a Grupos de Pam – Plano de Auxílio Mútuo de Prevenção e Combate a Incêndios, no WhatsApp, ao SOS incêndios, entre outros.

“De uns cinco ou seis anos pra cá estamos olhando a área de tecnologia com carinho. Temos o aplicativo da Canaoeste disponível, mas precisamos de mais engajamento dos produtores. Precisamos entender que a ferramenta soma, mas não substitui. A digitalização traz agilidade aos processos, mas quando necessário o contato continuará o mesmo. A proposta é somar sempre”, destaca Torcato.

“Acreditamos que a tecnologia permite a escalabilidade de nossos serviços e continuamos com o viés de desenvolvimento tecnológico democratizado. Sobre essa tecnologia, talvez sozinho o produtor não teria acesso, mas com o apoio da associação e a assistência para aproximá-lo dessas ferramentas a adesão é maior e o resultado mais efetivo. O engajamento acaba sendo maior”, acrescenta.

Ainda dentro do tema tecnologia e transmissões online, Almir Torcato aproveitou para destacar a participação da Canaoeste na 17ª edição do “Agronegócios Copercana”, evento que acontece de forma digital entre os dias 15 a 30 de junho deste ano. Segundo Torcato, a associação terá um papel institucional importante principalmente no aspecto de formação e informação. “O Agronegócios montou um braço de transferência de conhecimento importante e, nesse sentido, estaremos presentes tanto na apresentação de nossos serviços, antes presencial, como também compartilhando conhecimento e abordando assuntos importantes para a produção de cana desde custo de produção até aspectos agronômicos, legais, burocráticos que fazem toda a diferença no dia a dia do produtor de cana. Nossas lives prometem informações importantes de maneira simples e objetiva”, finaliza.

Almir Torcato
Gestor Corporativo da Canaoeste.

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