Livros empilhados disponíveis na Biblioteca

Cada atendimento é uma missão! Biblioteca da Canaoeste em Sertãozinho

26/11/2019 14:09

Há quem pense que os atendimentos feitos em uma biblioteca se resumem apenas em receber e emprestar livros para as pessoas, e que o atendimento na biblioteca da Canaoeste em Sertãozinho é igual a todas as outras. Esse pensamento não está errado, mas deixa de dar conta de um todo mais amplo e complexo das atividades de atendimento em uma unidade de informação.

Praticamente todas as bibliotecas têm os livros como principal produto. Se uma pessoa se vê precisando de um livro para pesquisa ou leitura, provavelmente pensará em ir em uma biblioteca. Acontece que não é apenas esse tipo de serviço que são ofertados nas bibliotecas nos dias de hoje e isso torna uma pouco mais complexa a atividade de atendimento nessas unidades de informação.

O desafio:

A quantidade e diversidade de pessoas que aparecem diariamente no balcão gera inúmeras possibilidades de interação para o atendimento e faz com que o profissional da informação (ou bibliotecário(a) ) necessite de muito jogo de cintura para dar conta de todas as demandas. Temos desde de crianças que procuram histórias de dinossauros, fantasmas, folclore, etc.; adultos atrás de romances, suspenses, dramas policiais, terror; estudantes e suas listas de livros para o vestibular ou bibliografias temáticas para ajudar na conclusão daquele interminável TCC; e até idosos que interagem com calma e serenidade, buscando quase sempre indicações para passarem o tempo lendo uma história leve, agradável e saudosa.

Normalmente a primeira interação com um visitante novo na biblioteca é para fazer o cadastro que permite realizar os empréstimos domiciliares. Com documento e comprovante de residência em mãos, a pessoa se cadastra e se torna uma consulente. A partir de então pode escolher os livros que deseja e levá-los pra casa por tempo determinado, tendo que devolvê-los depois de 14 dias.

É muito comum aparecerem pessoas querendo um determinado título ou autor(a) e isso facilita muito na hora de realizar a serviço de atendimento. No entanto (e quase na mesma medida), muitas vezes as pessoas vem ao balcão sem ter noção alguma de quem escreveu o livro ou sem nenhuma informação sobre o título da obra. É aí que entra em ação o trabalho “investigativo” do profissional da informação (risos). Nessas situações, perguntamos sobre algumas informações básicas até puxar o fio de meada para descobrir que título a pessoa necessita. Aqui a internet se torna uma grande aliada para decifrar os “enigmas” que os visitantes constantemente nos trazem.

Modernização do atendimento

Além dos atendimentos presenciais, há os atendimentos remotos que a cada dia vem ganhando mais volume. Aqui na Biblioteca Canaoeste, atendemos nossos consulentes por telefone, e-mail, Facebook, Instagram e, recentemente, começamos usar o WhatsApp. Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas optam por entrar em contato conosco através das redes sociais. Isso otimiza o tempo e agiliza nas repostas que são solicitadas. O mais curioso é que o atendimento remoto não afeta no fluxo dos atendimentos presenciais porque sempre há as pessoas que preferem vir até a biblioteca para andar entre as estantes buscando aquele livro especial para sua leitura.

Dá pra perceber que nosso atendimento demanda interação constante com nossos consulentes, tanto de forma presencial quanto de forma remota via redes sociais. Diferentemente de outras áreas que também trabalham com atendimento ao público, aqui na biblioteca lidamos com tanta diversidade de pessoas que cada experiência é única. Cada pessoa que entra pela porta traz uma demanda informacional específica e o papel do profissional da informação ou bibliotecário(a) é dar conta dessa demanda para que a pessoa saia com seu “problema” resolvido. Arrisco dizer que para dar conta dessa diversidade, é preciso não só formação acadêmica específica, mas muito jogo de cintura, paciência, amor pelo livro, amor pela informação e empatia.

A biblioteca da Canaoeste fica sediada em Sertãozinho – SP e atende leitores em geral e associados de toda região.

O atendimento ao público na biblioteca da Canaoeste em Sertãozinho é de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00

Contatos

(16) 3524-2453 / 3524-2455
WhatsApp: +55 16 99411-3242
biblioteca@canaoeste.com.br
https://www.facebook.com/BibliotecaCanaoeste/

Escrito por: Haroldo Beraldo – bibliotecário da Canaoeste

Deixe seu comentário