Tudo o que você precisa saber sobre o mapa cadastral

A planta planimétrica cadastral, popularmente conhecida como mapa cadastral, é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão eficiente das operações em uma propriedade rural. Ela é o resultado de um levantamento em campo, processamento das informações e o desenho geoposicionado, que se transforma em um mapa cadastral detalhado.
Através de levantamentos topográficos precisos, é possível obter informações detalhadas sobre uma determinada área, otimizando a aplicação de insumos, evitando gastos desnecessários e aumentando a produtividade e a eficiência das operações.
Entendendo o mapa cadastral
O mapa cadastral divide uma propriedade em talhões ou glebas, permitindo a identificação e o cálculo exato da área de cada um em hectares (ha), sendo que cada hectare corresponde a 10 mil metros quadrados.
Ele é a chave para compreender o detalhamento do Uso do Solo. Além da área total e área produtiva, o mapa discrimina áreas de carreadores, sedes, pastagens, áreas de preservação permanente (APPs) e outras áreas não produtivas.
Benefícios do mapa cadastral na gestão agrícola
Planejamento de insumos
Com a área de cada talhão definida, o proprietário pode calcular com precisão a quantidade de insumos necessários, como corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas etc., otimizando as operações em campo.
Estimativa de produção
O mapa auxilia na estimativa da produção da cana de açúcar em cada talhão, permitindo um planejamento mais eficiente da colheita e da comercialização.
Planejamento da reforma de talhões e áreas de muda
Ao reformar parte de uma propriedade, o mapa cadastral permite calcular a área exata da reforma, facilitando o planejamento do novo plantio, uso dos insumos e o controle dos custos. Em alguns talhões, onde é realizado o corte da cana para muda em uma área parcial, o mapa cadastral permite saber a área cortada para muda, servindo de guia na gestão dos insumos e área remanescente para corte de safra.
A precisão dos mapas cadastrais da Canaoeste
A Canaoeste utiliza equipamentos de alta tecnologia e precisão para realizar os levantamentos topográficos, garantindo a exatidão e confiabilidade das informações coletadas em campo. A partir de coordenadas geográficas, é possível localizar com precisão cada área levantada.
Os dados coletados em campo são processados em softwares específicos como AutoCAD e AgroCAD, garantindo precisão e qualidade nos mapas cadastrais.
Exemplos:
No exemplo abaixo, podemos ver um mapa cadastral e uma planilha de dados.
No mapa, podemos observar as áreas produtivas, com as culturas de cana e soja, áreas ambientais, área de sede, ferrovia e rede de transmissão de alta tensão, entre outros.

Junto com o mapa cadastral, pode ser entregue uma planilha com informações como:
Número do talhão, variedade, corte, data de plantio.

Serviços da Canaoeste:
Os associados da Canaoeste podem solicitar os serviços de mapas cadastrais junto aos agrônomos ou às secretarias da matriz e escritórios regionais da Associação.
A equipe de Geotecnologia possui um portfólio completo de serviços para atender todas as necessidades do produtor de cana.
Escrito por Creomar Torres Peres.
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: