SOS Incêndios
Criado em 2017, o SOS Incêndios foi criado para contribuir com a prevenção e a mitigação de incêndios tanto em cana-de-açúcar como em Remanescentes Vegetativos (APPs e Reserva Legal). O programa conta com o apoio da equipe Técnica Agronômica e da Geotecnologia.
A área técnica coordena o programa SOS Incêndios, que engloba serviços relacionados a incêndios de autoria desconhecida, em canaviais e áreas de vegetação nativa, com o objetivo de atender a legislação ambiental vigente (Portaria CFA nº 16, de 01/09/2017 que que definiu os critérios objetivos para o estabelecimento do nexo causal pela omissão, exclusivamente para as ocorrências de incêndios canavieiros de autoria desconhecida).
Em conjunto com os advogados da Canaoeste é realizado o Acompanhamento Técnico e Jurídico em Atendimentos Ambientais, onde são levantados o maior número de informações necessárias para o melhor embasamento na defesa do associado em atendimentos ambientais em casos de autos de infrações, tanto na esfera administrativa como judicial.
Cartilha SOS Incêndios
A cartilha está disponível para download no botão abaixo:
- Compartilhamos nossa Cartilha com outras Organizações. Para solicitar o arquivo em alta qualidade para impressão, entre em contato.
Treinamento periódico aos Técnicos da Canaoeste
No início de toda a safra a equipe da Canaoeste se reuni afim de nivelar informações referentes aos procedimentos a serem realizador naquele ano.
Palestras SOS Incêndios
Entre as atividades da área técnica jurídica estão ainda a participação em reuniões técnicas junto aos órgãos ambientais públicos com o intuito de defender os interesses dos associados, realização de palestras e elaboração de artigos técnicos sobre temas ligados às questões ambientais e agrárias, discussão e auxílio na confecção de normas que possam impactar o setor rural.
Monitoramento de incêndios 24h
Outro serviço oferecido desde 2018 pelo Programa SOS Incêndios da Canaoeste é o Monitoramento via satélite 24h., uma tecnologia inovadora capaz de detectar focos de incêndios em lavouras canavieiras. A partir dessa detecção, é realizado o acionamento imediato de equipes de combate a incêndios, trazendo menos prejuízos aos nossos associados. Somos a única associação no Brasil a oferecer este tipo de serviço.
PAM – Plano de Auxílio Mútuo
A Canaoeste inova mais uma vez ao realizar a adesão ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) para seus associados. O principal objetivo é centralizar os esforços e figurar como um importante elo entre eventual incêndio que tenha atingido a cultura canavieira de seus associados e o pronto e efetivo combate ao fogo.
Acompanhamento em atendimento ambiental
Sempre que um Auto de Infração Ambiental (AIA) é lavrado, é agendado um Atendimento Ambiental na Policia Ambiental. Com o objetivo de orientar o associado, a Canaoeste envia um advogado e um técnico, ambos especialistas na área ambiental, onde levantam informações necessárias para o melhor embasamento na defesa do associado, tanto em atendimento ambiental como em recursos nas esferas administrativa e judicial.
Visita e laudo agronômico
O associado conta com apoio da equipe técnica para realizar o levantamento “in loco” das provas necessárias para atender aos 14 critérios da Resolução CFA nº 16, de 1º de setembro de 2017. Posteriormente ao levantamento, o agrônomo responsável elabora um laudo técnico para orientar o produtor rural no intuito de regularizar o imóvel aos olhos da legislação de regência. O laudo técnico ainda é utilizado no embasamento das discussões que ocorrem durante a sessão de atendimento ambiental e a ainda em eventuais defesa e/ou recurso administrativos.
Mapa de pontos críticos
A Elaboração de Mapa de Risco ou Mapa de Pontos Críticos é outra exigência governamental que a Canaoeste oferece sem custo adicional aos associados. Trata-se de um mapa da propriedade rural que contém os pontos críticos de incêndio, permitindo ao responsável pelo canavial estabelecer um cronograma para a adoção de medidas cautelares contra incêndio a curto, médio e longo prazo.