Polo de mudas da Canaoeste
A busca por maior produtividade e qualidade da cana-de-açúcar depende do correto planejamento de plantio e de adequado manejo varietal, conforme apresentado no artigo anterior. Nesse sentido, o Departamento Técnico da Canaoeste instalou, no ano de 2023, polos de mudas de cana, com o objetivo de produzir mudas sadias em nível regional, de forma totalmente sustentável, e de fornecê-las, principalmente, aos pequenos e médios produtores. A iniciativa restaura os benefícios da formação de mudas em viveiros, contribuindo para reduzir as ocorrências de pragas e doenças, na implantação do canavial de produtores, pelo uso de mudas sadias. O projeto contou com a parceria de produtores associados, que cederam a área para a equipe da Canaoeste realizar os manejos agrícolas de plantio e trato da cana (planta) até as mudas estarem prontas para serem destinadas aos associados interessados.
A instalação dos polos de mudas foi realizada nas regionais de Ituverava, Morro Agudo, Pontal e Severínia, com cerca de cinco (5) hectares em cada polo. Foram plantadas as variedades adaptadas às regiões em questão, pensando em modernidade, produtividade e riqueza. A instalação seguiu todos os protocolos e técnicas recomendados para a formação e condução de viveiros da cana-de-açúcar e a venda das mudas será realizada em fevereiro-março de 2024 pela Canaoeste. Para ter conhecimento sobre as variedades disponíveis, procure pelo departamento técnico da Canaoeste.
As mudas serão disponibilizadas para os produtores associados para que eles possam garantir a qualidade de seus plantios (perfilhamento, vigor e uniformidade), realizar o adequado manejo varietal e, consequentemente, aumentar a longevidade dos seus canaviais. Sabe-se que uma das principais dificuldades encontradas pelos produtores é a aquisição de mudas de boa qualidade, livre de doenças e, principalmente, sem a presença da praga Sphenophorus levis.
Outra dificuldade importante para o pequeno e médio produtor é a aquisição de variedades mais modernas para a atualização do seu plantel varietal.
A Canaoeste tem como missão incentivar os seus produtores associados a buscar sempre alternativas e técnicas de manejo para aumentar a produtividade agrícola de suas lavouras, reduzir os custos de produção e viabilizar todo o processo produtivo. Nesse sentido, tem trabalhado fortemente com o intuito de disseminar tecnologias sustentáveis e eficientes.
Sebastião, enviado em 15/12/2023
Sphenophorus, hoje a principal praga da cana de açúcar. Muitos produtores convivem com ela sem saber o potencial de danos que pode causar se não tomarem providências corretas de controle.