Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

10 coisas que você não sabia sobre a cana-de-açúcar!

colheita de cana

1 – A cana-de-açúcar é, sem dúvida, um dos mais antigos cultivos do planeta, pois sua descoberta remonta a 9 mil anos. A planta seria originária da Nova Guiné (ao norte da Austrália).

2 – A cana-de-açúcar é uma “grama gigante” da família das gramíneas. Apenas os colmos (caules) são colhidos, e não as folhas. Os colmos são principalmente compostos por água, açúcar e fibras, que chamamos de bagaço.

3 – Uma cana-de-açúcar é composta por 5 a 20 colmos com 3 a 6 metros de altura e 3 a 5 centímetros de diâmetro.

4 – A colheita é realizada no momento de maior concentração de açúcar. Ela começa, em média, após 12 meses, podendo se estender por até 240 dias. A cana deve entrar em processo de produção imprescindivelmente entre 12 e 36 horas após a colheita. Uma tonelada de cana produz cerca de 115 kg de açúcar.

5 – As 12 refinarias de açúcar da Tereos, localizadas no Brasil, na Ilha da Reunião, em Moçambique, na Tanzânia e no Quênia, processaram quase 23 milhões de toneladas de cana durante a safra de 2017/18.

6 – No Brasil, a Tereos processa cerca de 300 mil hectares de cana-de-açúcar, sendo a plantação e a colheita totalmente mecanizadas. O Grupo é pioneiro na introdução de novas tecnologias de agricultura de precisão.

7 – A cana-de-açúcar representa 80% da produção mundial de açúcar, podendo também ser utilizada para a produção de energia, álcool, alimentos para nutrição animal ou fertilizantes. A Tereos é um player importante na produção de álcool/etanol, obtidos a partir da cana-de-açúcar, mas também da beterraba e de cereais.

8 – Quase metade da cana-de-açúcar cultivada pela Tereos no Brasil já tem a certificação Bonsucro. Esse referencial internacionalmente reconhecido tem por objetivo assegurar a perenidade da produção por meio de iniciativas sustentáveis no plano social e ambiental.

9 – Graças às suas raízes densas, a cana-de-açúcar protege os solos de riscos meteorológicos. Na Ilha da Reunião, a Tereos realiza estudos sobre diversas variedades de cana-de-açúcar, a fim de associar um bom rendimento a qualidades de adaptação ao solo e ao clima.

10 – A cana-de-açúcar contribui para a autonomia energética. O bagaço, constituído por resíduos resultantes da moagem da planta, é usado para a produção de eletricidade a partir do vapor. No Brasil, em Moçambique, no Quênia, na Tanzânia e na Ilha da Reunião, as fábricas da Tereos são autossuficientes em energia. Além disso, a energia produzida pode abastecer a rede pública. Na Ilha da Reunião, por exemplo, 12% da eletricidade é renovável e produzida a partir do bagaço de cana.

Fonte: https://tereos.com/pt/nossas-noticias/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-cana-de-acucar

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

3 thoughts on “10 coisas que você não sabia sobre a cana-de-açúcar!

  1. Muito interessante a plantação de cana, somente uma dúvida após colher a cana não é viável deixar as palhas por entre as canas?

  2. Ola gostaria de entrar na faculdade da produção de aguardente

  3. Quero saber como entrar na faculdade na especialização na produção de aguardente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *