Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Fazenda Santa Clara conquista certificação Bonsucro e busca transformação comercial

Produtor destaca avanços ambientais e desafios para converter a certificação em rentabilidade

A Fazenda Santa Clara, localizada em Ituverava-SP, alcançou um importante reconhecimento ao obter a certificação Bonsucro, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. O selo atesta que a propriedade segue rigorosos padrões internacionais, abrangendo boas práticas ambientais, sociais e econômicas no setor sucroenergético.

Apesar da conquista, o proprietário Adauto Barbosa de Matos afirma que, até o momento, a certificação ainda não resultou em novas oportunidades comerciais ou aumento de rentabilidade. “Até agora, não surgiram oportunidades de negócio, e, consequentemente, não obtivemos nenhum retorno financeiro”, destacou.

Para atender aos requisitos da Bonsucro, a Fazenda Santa Clara enfrentou desafios significativos, incluindo altos custos financeiros e a necessidade de adaptar as rotinas dos colaboradores. “Foram necessários investimentos em treinamentos, cuidados com a saúde dos funcionários e mudanças operacionais”, explicou.

A adequação envolveu a adoção de práticas sustentáveis, fundamentais para reduzir impactos ambientais e garantir conformidade com as exigências da certificação. Dentre as melhorias implementadas, destacam-se medidas para prevenção da contaminação do solo e dos recursos hídricos.

O programa SEMEIA e o suporte técnico da Canaoeste foram fundamentais para superar os desafios, oferecendo orientação na gestão interna, nas atividades de campo e na mudança de mentalidade dos colaboradores rumo à sustentabilidade.

Quando questionado sobre sua experiência com o programa Bonsucro, Adauto reforça que, apesar dos desafios iniciais e do investimento necessário, a certificação é um passo essencial para a regularização e credibilidade da produção. “Vale a pena investir no processo de certificação da Bonsucro, mas o próximo desafio é viabilizar a comercialização dos créditos”, concluiu.

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *