CTC CANAOESTE

Qual a importância de um Sistema de Gestão para o produtor rural?

03/11/2023 08:00

Caro produtor,

Hoje o papo de sustentabilidade é referente à importância de se ter um sistema de controle e gestão nas propriedades rurais e como essa ferramenta pode auxiliar na administração e na rentabilidade do negócio.

Um sistema de gestão nada mais é que uma plataforma para armazenamento de dados, com o intuito de controlar atividades, processos, administrar os recursos financeiros, por meio de compras e vendas, contabilizar estoque de produtos e insumos e manutenções periódicas. A quantidade dos recursos disponíveis depende do programa utilizado, mas, em linhas gerais, estes garantem a organização e o controle operacional das atividades agrícolas.

Um grande benefício de se obter um sistema de gestão é o amplo controle financeiro do negócio, permitindo o registro preciso de todas as transações financeiras, como compras, vendas, despesas e investimentos. Isso possibilita um melhor acompanhamento das finanças, contribuindo para a tomada de decisão baseada em dados, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Um sistema de gestão possibilita o registro das atividades agrícolas, mantendo um relatório detalhado de todas as atividades desempenhadas na propriedade, como: tratos culturais, aplicações de defensivos, corretores de solo, irrigação e colheita.  O armazenamento dos dados é essencial para avaliar o desempenho da cultura ao longo do tempo, possibilitando a comparação de práticas aplicadas, facilitando a identificação de práticas eficazes e de aprimoramentos futuros.

Por meio dos registros das atividades já citados, também é possível controlar o estoque, pela entrada de produtos, insumos (Notas Fiscais de compra) e saída (aplicações). Dessa forma, a gestão eficaz ajuda a monitorar os níveis de estoque, evitando falta de insumos, além de reduzir desperdícios de produtos.

Com o passar do tempo e o acúmulo das informações operacionais, é possível uma análise global da propriedade, permitindo uma análise quantitativa de padrões, tendências, produção das variedades de cana-de-açúcar, comparação dos diferentes manejos e até mesmo oportunidades de melhorias.

Para os produtores que almejam ganhar certificações, como a Bonsucro, ou até mesmo se tornarem produtores primários para os cálculos dos Cbios do Programa RenovaBio das unidades industriais, os sistemas de gestão são muito indicados, apesar de não serem obrigatórios, uma vez que permitem um controle documental efetivo, de rápido acesso, em uma plataforma única.

O Programa Semeia, da Canaoeste, está disponível para tirar dúvidas e te ajudar a alcançar a sustentabilidade. Se ainda tiver qualquer dúvida referente ao sistema de gestão ou a qualquer tópicos já abordado, teremos o maior prazer em sanar suas dúvidas e regularizar a sua propriedade!

André Pavan RéaAnalista de Sustentabilidade, Eng. Ambiental e de Segurança do Trabalho

Deixe seu comentário