Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

Mercado de fertilizantes deve crescer 5,9% ao ano até 2030

Expansão do agro e busca por produtos de maior valor agregado podem estimular aquisições

O mercado brasileiro de fertilizantes deve crescer, em média, 5,9% ao ano nos próximos cinco anos, movimento que pode abrir uma nova fase de consolidação no setor. A projeção da Redirection International considera fatores como avanço da produção agrícola, ganhos de produtividade, expansão da área plantada e maior adoção de tecnologias de nutrição vegetal.

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, com cerca de 8% da demanda global, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Ao mesmo tempo, aproximadamente 85% dos produtos utilizados no país são importados, condição que mantém a segurança de abastecimento entre os principais pontos de atenção da cadeia.

Para Vinicius Oliveira, economista e sócio da Redirection International, esse cenário pode favorecer fusões e aquisições, mas com maior seletividade na escolha dos ativos. “Estamos entrando em um momento mais positivo para o M&A de fertilizantes no Brasil, mas o próximo ciclo será mais seletivo e estratégico. Os compradores não estão buscando apenas capacidade produtiva, mas também ativos que proporcionem sinergias claras, acesso ao produtor, distribuição, capilaridade regional, tecnologia e produtos de maior valor agregado”.

Fragmentação abre espaço para consolidação

A estrutura pulverizada do mercado brasileiro também pode estimular negócios. Com centenas de empresas atuando em produção, importação e distribuição, grupos interessados em aquisições tendem a avaliar oportunidades capazes de gerar ganhos comerciais, industriais e logísticos, além de ampliar a presença regional.

Nesse ambiente, a elevada dependência das importações reforça a importância de empresas capazes de combinar escala, eficiência operacional e maior segurança no fornecimento. A avaliação é que distribuição própria, carteira diversificada de clientes e relacionamento direto com produtores devem ganhar peso na seleção dos ativos.

O movimento ocorre em paralelo ao avanço de segmentos de maior valor agregado. O mercado brasileiro de fertilizantes especiais faturou R$ 26,9 bilhões em 2025, crescimento de 18,9%, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, a Abisolo.

Além dos produtos tradicionais, fertilizantes especiais, organominerais, biológicos, bioestimulantes e soluções customizadas de nutrição vegetal vêm ampliando sua participação. “As transações mais interessantes serão aquelas em que o comprador consegue combinar escala, eficiência e segurança de abastecimento com crescimento em especialidades, biológicos e organominerais”, afirma Oliveira.

Tecnologia ganha peso nas aquisições

No mercado global de fusões e aquisições de fertilizantes e insumos agrícolas, negócios especializados também vêm despertando interesse. Entre eles estão empresas de nutrição vegetal de maior valor agregado, produtos biológicos e plataformas que apresentam diferenciação tecnológica.

A tendência é que empresas com crescimento sustentável, geração de caixa, diferenciação competitiva e possibilidade de sinergias com potenciais compradores concentrem as maiores avaliações. Nesse cenário, a capacidade de chegar diretamente ao produtor passa a ter importância semelhante à escala industrial.

“O próximo ciclo de M&A não será sobre comprar toneladas; será sobre comprar acesso ao produtor, distribuição, tecnologia e sinergias”, resume Oliveira.

Entre as operações recentes citadas pela Redirection estão a aquisição, pela Inpek Fertilizantes, da planta de mistura de fertilizantes da Cibra no Porto de Paranaguá, anunciada em junho, e a compra da AgBiTech pela BASF, em março de 2026, com foco na ampliação do portfólio de biológicos e soluções integradas para a agricultura. Para os próximos anos, a expectativa é de que o crescimento do mercado brasileiro mantenha o interesse por aquisições, principalmente de empresas com presença regional consolidada, distribuição própria, proximidade com produtores e atuação em segmentos tecnológicos e de maior valor agregado.

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *