Excelência e dedicação ao associado!

  (16) 99710-6190      (16) 3511-3300        Rua Dr. Pio Dufles - 532 Sertãozinho | SP

SAF ganha espaço na FenaBio com foco na aviação sustentável

Airbus, Honeywell e especialistas debatem potencial brasileiro

O avanço do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) colocou a bioenergia no centro das discussões sobre a descarbonização do transporte aéreo. Nesse contexto, a produção brasileira, especialmente pela rota baseada no etanol, ganha espaço diante da demanda global por alternativas de baixo carbono e será um dos principais temas da FenaBio, conferência que integra a programação da 32ª Fenasucro & Agrocana.

Realizada nos dias 12 e 13 de agosto, em Sertãozinho – SP, a conferência reunirá representantes da indústria aeronáutica, do setor bioenergético e da cadeia de combustíveis renováveis para discutir os desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado relacionados à expansão da produção de SAF no Brasil.

Airbus e Honeywell participam do debate

Entre os participantes confirmados estão Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil, e José Magalhães Fernandes, presidente da Honeywell na América Latina. A presença dos executivos reforça o interesse crescente da indústria da aviação nas oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro de combustíveis sustentáveis e na consolidação de novas cadeias produtivas ligadas à bioenergia.

A programação também abordará temas como o aumento da oferta de SAF, os avanços tecnológicos necessários para ampliar a produção e as perspectivas para que o Brasil fortaleça sua posição entre os principais fornecedores mundiais desse combustível.

Investimentos reforçam potencial do setor

O interesse pelo segmento já começa a se refletir em novos projetos industriais. Um dos destaques é a iniciativa da JetBio, empresa do grupo Summit Agricultural, que anunciou a reserva de uma área em Paulínia – SP para implantar uma biorrefinaria dedicada à produção de SAF pela rota alcohol-to-jet. O investimento previsto é de aproximadamente US$ 2 bilhões, com capacidade estimada de produção de 1 bilhão de litros por ano.

Para Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana, o debate ocorre em um momento decisivo para o setor bioenergético. “O SAF representa uma oportunidade de ampliar a contribuição da bioenergia para a transição energética no mundo. A FenaBio foi criada justamente para promover essas conexões entre conhecimento, tecnologia, investimentos e negócios, reunindo os principais agentes envolvidos na construção dessas novas cadeias produtivas”, afirma. O credenciamento gratuito para a 32ª Fenasucro & Agrocana já está disponível no  site oficial do evento. Também estão disponíveis os ingressos para a 2ª edição da FenaBio, que podem ser adquiridos neste link.

Compartilhe este artigo:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *