IAC leva segurança e eficiência na aplicação de defensivos a debate
Programas reúnem ações com drones, EPI, adjuvantes e treinamento no campo
Programas voltados à segurança dos trabalhadores e à eficiência na aplicação de defensivos agrícolas serão apresentados pelo Instituto Agronômico, o IAC, na terça-feira (25), em Ribeirão Preto – SP. O encontro do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar reunirá mais de 40 profissionais ligados ao setor sucroenergético.
A apresentação será conduzida pelo pesquisador Hamilton Ramos, da Divisão Avançada de Engenharia e Automação do IAC, a DEA-IAC. O trabalho abordará os programas Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, Drones SP e IAC-Quepia, desenvolvidos ao longo das últimas duas décadas.
As iniciativas foram estruturadas em parceria com o setor privado e abrangem diferentes etapas das operações com defensivos. O trabalho vai da avaliação de equipamentos de proteção individual à melhoria das pulverizações com fungicidas, herbicidas, inseticidas e outros produtos utilizados nas lavouras.
Segundo Ramos, os programas procuram combinar segurança e tecnologia nas operações. “Buscam desde assegurar a qualidade de equipamentos de proteção individual até prover ganhos de eficiência nas pulverizações com fungicidas, herbicidas, inseticidas e outros insumos”, afirma.
Qualidade dos EPI avança com programa do IAC
Um dos resultados apresentados pelo instituto está relacionado ao IAC-Quepia, programa direcionado à melhoria da qualidade das vestimentas de proteção utilizadas por trabalhadores rurais durante a aplicação de defensivos.
Em dez anos, o índice de reprovação de qualidade desses equipamentos caiu de 80% para menos de 20% no Brasil, segundo os dados divulgados pelo IAC. Além da proteção, as pesquisas passaram a considerar o desenvolvimento de materiais que ofereçam maior conforto térmico nas condições encontradas no clima tropical.
Outra frente envolve o uso de drones na aplicação de defensivos. O Drones SP leva essa tecnologia às propriedades rurais e integra os estudos do instituto sobre novas formas de aplicação, em um cenário de maior adoção dessas aeronaves nas operações agrícolas.
O programa Adjuvantes da Pulverização atua na certificação da funcionalidade de adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas já aderiram à iniciativa, que busca avaliar produtos utilizados para auxiliar o desempenho das pulverizações.
Aplique Bem supera 75 mil agricultores atendidos
Com 19 anos de atividade, o Aplique Bem concentra ações de treinamento para o uso correto e seguro de defensivos em pequenas, médias e grandes propriedades. O programa já beneficiou mais de 75 mil agricultores em mais de mil municípios brasileiros e também chegou a outros sete países.
Os engenheiros agrônomos responsáveis pelas atividades ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros percorridos no território nacional. Os treinamentos são adaptados às características das propriedades e das operações realizadas em campo.
A participação é gratuita, e a inscrição pode ser feita pelo https://linktr.ee/programacanaiac
Compartilhe este artigo:
Veja também:
Você também pode gostar
Confira os artigos relacionados: